Av. Menino Marcelo, 99 - Cidade Universitária - Maceió - Alagoas - Cep.: 57073-470
Email oficial: detran@detran.al.gov.br
Telefones: (82) 2140-0615 ou (82) 3512-4140 (06:00 às 18:00) de Segunda a Sexta,
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Chefe executivo: Marco Antonio de Araujo Fireman
Cargo: Diretor-Presidente
Quem somos?
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) é uma entidade do governo estadual responsável por cuidar do trânsito em Alagoas. Foi criado pela Lei Alagoas nº 4.983, de 11 de maio de 1988, e tem autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
O que fazemos?
O Detran/AL planeja, administra, cria normas, pesquisa, registra e licencia veículos. Além disso, é responsável pela formação, habilitação e reciclagem de motoristas, pela educação no trânsito, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e recursos, e pela aplicação de penalidades.
Competências
De acordo com o Art. 22 do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, o Detran/AL tem as seguintes responsabilidades:
Pessoas com deficiências, necessidades especiais, idosos (60+ anos), gestantes, lactantes, obesos, autistas, doadores de sangue, pessoas com crianças de colo e com mobilidade reduzida serão atendidas com prioridade no Detran/AL, conforme a Lei Federal 10.048, de 8 de novembro de 2000. Idosos com 80 anos ou mais terão maior prioridade no atendimento, conforme o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741, 1 de outubro de 2003).
O Detran/AL se compromete a atender os usuários dos serviços que comparecerem ao órgão por ordem de chegada, exceto nos casos onde houver possibilidade de agendamento, com tempo de espera de até 60 minutos.
O Detran/AL oferece vários canais de comunicação para os usuários dos serviços, incluindo:
O Detran/AL disponibiliza, por meio da Ouvidoria, um canal para que os usuários possam apresentar manifestações sobre a prestação dos serviços públicos.
O Detran/AL oferece aos usuários a possibilidade de acompanhar o andamento do serviço solicitado e de eventuais manifestações, tanto presencialmente quanto por meio dos canais eletrônicos e do Call Center.
O Detran/AL oferece aos usuários a possibilidade de acompanhar o andamento do serviço solicitado e de eventuais manifestações de forma presencial, na sede do órgão em Maceió/AL, pelo telefone (82) 98833-9437 ou através do link http://e-ouv.al.gov.br. O setor responsável pelo atendimento ao público é a Gerência de Articulação Regional.
46 Serviços oferecidos por Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas |
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21 Unidades de atendimento |
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