Sede Principal: Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57052-403
Email oficial: dpal.mensagens@gmail.com
Telefones: (82) 3 3152-785,
Whatsapp: 00000000000
Facebook: https://www.facebook.com/defensoriaalagoas
Instagram: https://www.instagram.com/defensoriaalagoas
Chefe executivo: CARLOS EDUARDO DE PAULA MONTEIRO
Cargo: Defensor público-geral do estado de alagoas
A Defensoria Pública presta, de forma integral e gratuita, aos legalmente necessitados serviços de assistência jurídica notadamente nas seguintes áreas:
A Defensoria Pública atua na defesa de direitos difusos e coletivos por meio da ação civil pública e com o estabelecimento de termos de ajustamento de conduta. Como exemplo de direitos difusos e coletivos podemos citar as questões envolvendo o acesso à saúde, educação, habitação, segurança pública e etc.
Orientação jurídica e representação para proposição de ações ou apresentação de defesas em demandas de disputas pela posse (reintegração e manutenção), despejo, herança, parte contratual, direito do consumidor, direitos das crianças e adolescentes, dentre outras.
Orientação jurídica e representação para proposição de ações ou apresentação de defesas em demandas de alimentos, divórcio, interdição (curatela), investigação de paternidade, guarda, adoção, tutela, regulamentação de visitas, entre outras.
A Defensoria Pública desenvolve a sua atuação institucional também na área de Fazenda Pública, judicial e extrajudicialmente, promovendo demandas em face de todos os órgãos e entes públicos. Nesta área, a Defensoria Pública de Alagoas tem atuado principalmente com demandas referentes aos direitos à saúde e educação, concurso público, servidores públicos, responsabilidade civil do Estado (em sentido amplo, Estado e Municípios, bem como suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mistas), trânsito, direito à moradia e programas estatais, e, excepcionalmente, exercendo a curadoria especial em ações de improbidade administrativa, entre outras.
Orientação jurídica e representação para apresentação de pedidos de liberdade (pedidos de relaxamento, revogação de prisão preventiva/temporária, habeas corpus), acompanhamento em audiências, recursos, análise de prisões em flagrante, defesas em geral nos processos-crime da Justiça Estadual, em especial perante às Varas Criminais, Varas do Tribunal do Júri, Juizado Especial Criminal.
A Defensoria Pública promove, nos termos da Lei de Execuções Penais, uma fiscalização constante do Sistema Prisional do Estado de Alagoas, atendendo aos reclusos de forma individual e coletiva.
O tempo para atendimento varia conforme a demanda.
Disque Defensoria – 129 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)
E-mail: dpal.mensagens@gmail.com
INFORMAÇÕES SOBRE CONTATOS E LOCAIS DE ATENDIMENTO: https://defensoria.al.def.br/#/institucional/defensores-publicos
ATENDIMENTO
Presencial
Comparecer na unidade de atendimento ou Núcleo com o qual deseja atendimento, no horário de atendimento do local.
Se a unidade de atendimento, setor ou município possuir um número de WhatsApp, o assistido deve entrar em contato e informar seu nome e o motivo do contato. É importante que todos os documentos pessoais estejam sempre em mãos, pois serão solicitados.
CORREGEDORIA-GERAL
Whatsapp: (82) 98836-4459
E-mail: dpal.corregedoria@gmail.com
A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado está situada na sede da instituição, em Maceió, situada na Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57.052-403.
ATENDIMENTO EM GERAL
Disque Defensoria – 129 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)
E-mail: dpal.mensagens@gmail.com
CORREGEDORIA-GERAL
Whatsapp: (82) 98836-4459
E-mail: dpal.corregedoria@gmail.com
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Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado de Alagoas
Endereço: Av. Fernandes Lima, nº 3296, Gruta de Lourdes, Maceió - Alagoas, 57052-403.
Contatato para atendimento:
WhatsApp: (82) 98836-4459
E-mail: dpal.corregedoria@gmail.com
Procedimento para atendimento na Corregedoria
O cidadão deve comparecer na Corregedoria Geral, situada na sede da instituição, ou entrar em contato através do Whatsapp, no horário das 8h às 14h, em dias úteis. Na mensagem, é importante apresentar informações pertinentes ao caso específico a ser notificado, como o motivo para o contato, quem foi o defensor público ou funcionário que realizou o atendimento, dentre outras, de acordo com a situação a ser tratada.
A equipe retornará a mensagem, solicitando mais informações e/ou documentos (conforme o caso específico necessitar). O tempo para o retorno varia conforme a demanda de atendimento.
10 Serviços oferecidos por Defensoria Pública do Estado de Alagoas |
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68 Unidades de atendimento |
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