É a segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento nacional de identificação civil no Brasil. Ele foi criado através do Decreto Federal nº 10.977/2022.
O novo modelo de carteira de identidade adotou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o território nacional.
O documento que contêm validações biográficas e biométricas, contém na frente a foto, nome, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, validade e assinatura do cidadão. No verso dele consta a filiação, órgão expedidor, local e data da emissão, assinatura do expedidor e um QrCode com informações adicionais do cidadão.
Os símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva, visual, física e intelectual também poderão ser inseridos nesse serviço. Observações de saúde sobre doenças, e tipagem sanguínea também podem ser incluídas no CIN, além de outros documentos de uso cotidiano do cidadão.
Em Alagoas, a Carteira de identidade Nacional é emitida pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica, órgão executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O próprio cidadão;
O solicitante deve ser o próprio cidadão.
Menores de 16 anos de idade, no momento de solicitar a carteira de identidade, deverão estar acompanhados por um dos pais, ou por um representante legal.
Para cidadão com deficiência será necessário a apresentação do laudo médico atestando a deficiência.
Para maiores informações contacte Polícia Científica do Estado de Alagoas por telefone (82) 3 3153-764 ou por email gabinete@policiacientifica.al.gov.br
Tempo Máximo: 1 horas
Informações:
O tempo de atendimento poderá variar para mais ou menos de uma hora, de acordo com a demanda diária de solicitantes, horário, dias, e número de atendentes em cada posto.
O agendamento acontece de acordo com a unidade de atendimento. Ele pode ser eletrônico ou presencial.
Centrais Já!, o sistema para agendamento é aberto de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 16 horas. As marcações são sempre para a semana seguinte, exceto os dias que antecedem os feriados, exemplo: abre na segunda para atender na segunda seguinte. Mas, se na segunda seguinte for feriado, o sistema não abre. Apenas no dia seguinte.
Postos do interior do Estado, o agendamento é presencial de segunda a sextas-feira, em horário comercial. Exceção os postos que funcionam nas Centrais Já.
Casa de Direitos de Maceió o agendamento pode ser feito tanto de forma presencial, na Casa de Direitos, ou pelos telefones 3315-8210 e 98804-5062 (whatsapp).
Casa de Direitos de Arapiraca o agendamento deve ser feito tanto de forma presencial, no local.
Agendamento on-line
Agendamento presencial
WEB: http://policiacientifica.al.gov.br/
PRESENCIAL: Nos postos do Interior do Estado
Análise do CPF e da certidão de nascimento.
Informações adicionais sobre a forma de realização desta etapa:
O CPF deverá está regularizado na Receita Federal.
A certidão de nascimento não pode estar ilegível, rasurada ou rasgada. Caso seja um extrangeiro que deseja naturalizar-se no Brasil, é necessário que o mesmo procure o cartório para fazer a transferência da certidão ou naturalização munidos dos documentos necessários.
BRASILEIRO NATURALIZADO E PORTUGUÊS: Original ou cópia autenticada do Certificado de Naturalização ou Certificado de Igualdade de Direitos, além dos documentos descritos anteriormente.
SERÁ INCLUÍDO NA CARTEIRA DE IDENTIDADE, MEDIANTE REQUERIMENTO:
SOLTEIRO - certidão de nascimento (original e legível);
CASADO - Certidão de casamento ( original e legível);
DIVORCIADO /VIÚVO - Certidão de casamento com averbação (original e legível);
Cadastro de Pessoa Física (CPF) - Original ou xerox;
Comparecer no dia marcado com o protocolo de agendamento com 15 minutos de antecedência do horário marcado para ser checado toda a documentação que será apresentada para solicitar a carteira de identidade.
Crianças que estudam e não assinam, é colocado a opção de pré-escolar. Idosos que assinavam e não assinam mais, é colocado a opção de impossibilitado temporariamente ou permanentemente.
Após o procedimento de abertura de processo para aquisição da segunda via da carteira de identidade em um dos postos que compõem a rede do Instituto de Identificação, o usuário receberá impresso, o Documento de Arrecadação de Receita (DAR/CB) para pagamento da taxa para a impressão da 2ª via da carteira de identidade.
Observação: O RG só será impresso, após a certificação do pagamento realizado pelo usuário.
A carteira só será impressa, após a confirmação do pagamento. 2ª via: R$ 32,86. (trinta e dois reais e oitenta e seis centavos).
R$32,86.
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(82) 3315-3109 e ou 3315-3372
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Em caso de dúvidas sobre o agendamento, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone (82) 98876-7341 ou pelo instagram @seplagalagoas.
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3315-8210
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O prazo de entrega na Capital é de:
O prazo de entrega no Interior é de:
Quando pronto, o CIN poderá ser retirado pelo titular, pai, mãe ou filho do solicitante, desde que devidamente identificado. No caso de terceiros, o documento só poderá ser entregue mediante a apresentação da certidão de nascimento ou casamento original do requerente e a RG de quem vai fazer a retirada do documento.
Este serviço tem custos para o solicitante
R$32,86.