Realização de procedimentos de Urgência e Emergência odontológico

  • O que é?

     

    Atendimento a pacientes que se queixam de muita dor de dente e que não suportam esperar pelo agendamento; o atendimento se limita à eliminação da dor ou inflamação até que se consiga realizar o tratamento definitivo.

    Realização de procedimentos de Urgência e Emergência:

    1. Drenagem de abscesso (Realização de drenagem simples do abscesso, com incisão e colocação de dreno);

    2. Tratamento de Hemorragia (Consiste em realizar curetagem, compressão e sutura do local da hemorragia);

    3. Tratamento de Pulpite (dor de dente);

    4. Tratamento de Alveolite (Consiste em irrigação, curetagem e aplicação de curativo medicamentoso no alvéolo do dente extraído, com cicatrização demorada);

    5. Emergência Periodontal (tratamento de problemas na gengiva: sangramento e abscesso);

    6. Tratamento de trauma dentário e do tecido mole da boca;

    7. Luxação da ATM (colocação da articulação têmporo-mandibular em posição correta)

    8. Contenção dos dentes por splintagem (fixação dos dentes com mobilidade, ocasionado por trauma);

    9. Reimplante dental (recolocação do dente quando por acidente o dente é expulso do alvéolo).


  • Quem pode realizar?

    Pacientes portadores de odontalgia (dor de dente);

    Requerimentos

    1- Apresentar documento de identificação;

    2. Pacientes portadores de odontalgia (dor de dente);

    O público alvo são pacientes externos e internos do sistema único de saúde, inclusive estrangeiros, com demanda espontânea, não necessitando de encaminhamento,

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 1 horas

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Pacientes atendidos nas unidades 

    O paciente é atendido na recepção e encaminhado  ao serviço de enfermagem que faz a triagem   encaminha ao atendimento odontologico

    Dirigir-se a clínica de emergência;

    . Colocar o nome na lista de espera;

    . Aguardar o atendimento na fila formada segundo a ordem de chegada ou da necessidade da urgência/emergência do usuário;

    . Seguir as recomendações de tratamento e de retorno 

    Atendimento a pacientes que se queixam de muita dor de dente e que não suportam esperar pelo agendamento; o atendimento se limita à eliminação da dor ou inflamação até que se consiga realizar o tratamento definitivo..

    - Pacientes atendidos no HGE e UEA e UPA.

    Acolhimento do paciente identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento , utilizando-se de protocolo seguro

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico;

    O medico atende o paciente  avalia e encaminha para procedimentos necessários , como exames , fazer medicação, internar conforme a necessidade do paciente.

     para atender  o quadro clinico da paciente  prescreve atendimento odontologico para Realização de procedimentos de Urgência e Emergência odontológica.

    Atendimento a pacientes que se queixam de muita dor de dente e que não suportam esperar pelo agendamento; o atendimento se limita à eliminação da dor ou inflamação até que se consiga realizar o tratamento definitivo.

     

     

    Documentos necessários

    Prontuário do paciente

    Carteira de identidade

    Cartão SUS

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300

    Hospital Regional do Norte

    .hrn@gmail.com

    82 3218 8700

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com

    Unidade de Pronto Atendimento Assistencial UPA Dr. Claudio Costa

    amb24hdommiguelcamara@hotmail.com

    (82) 3315-6415 3358-1653

    Unidade Mista Senador Arnon Affonso De Melo

    umsxingo@gmail.com

    36861972

    Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

    contato@insaude.org.br

    (82) 3023-5682

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Cidade Universitária

    upacidadeuniversitaria@gmail.com

    33151105 /SESAU

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Galba Novaes

    upatabuleiro@gmail.com, adilson.tralli@insaude.org.br

    (82) 2121-9801

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Noel Macedo Melo

    upaarapiracadiretoria@gmail.come upamanoelmaced@gmail.com

    (82) 3315 1118 Ascom


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Pacientes portadores de odontalgia (dor de dente),o público alvo são pacientes externos e internos do sistema único de saúde, inclusive estrangeiros, com demanda espontânea, não necessitando de encaminhamento

    Requisitos necessários para o solicitante 

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço

     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: