Atendimento com Classificação de Risco

  • O que é?

    É a identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada em protocolo e aliada à capacidade de julgamento crítico e experiência do profissional que atende.

     classificação de risco

    Vermelho: prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato. Amarelo: prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível. Verdes: prioridade 2 – prioridade não urgente. Azuis: prioridade 3 – consultas de baixa complexidade – atendimento de acordo com o horário de chegada.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medica

    A depender do nível de complexidade do paciente.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

     

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    Conforme a o protocolo de da unidade e observando a prioridade de atendimento




  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    1- ao chegar a unidade

    Acolhimento

    Paciente é encaminhado para sala de classificação da enfermagem

    O avaliação da complexidade e queixas do paciente, sinais vitais.

    Encaminha o paciente para consultório médico.

    Avaliação/queixas do paciente



    Classificação de risco 

    Classificações do protocolo de Manchester

    ·        Vermelho: significa emergência. O paciente deve ser atendido imediatamente. ...

    ·        Laranja: muito urgente. ...

    ·        Amarelo: casos urgentes, nos quais a gravidade é moderada. ...

    ·        Verde: pouco urgente, é indicado para os casos menos graves. ...

    ·        Azul: não urgente.

     

    Descrição das etapas

    Alta, sala medicação, exames, internação

     

    3- serviço onde são realizados procedimentos e planos de cuidado em enfermagem, queixa, sinais vitais, complexidade em geral.

     

    4- consultório médico

    Paciente é encaminhado para consultório médico etapas do serviço avaliação da complexidade e queixas do paciente, sinais vitais.

    Descrição das etapas encaminha o paciente alta, medicação, exames, internação

    Etapas do serviço avaliação/queixas do paciente

    Alta, sala medicação, exames, internação

     

    Paciente é encaminhado para sala de administração de medicamentos

     

    Após passar por consultório médico

    Descrição das etapas

    Paciente é encaminhado para sala de medicação/observação onde é realizado o procedimento.

    Administração da medicação mediante prescrição médica

    Inserção da medicação mediante prescrição médica

     

    Observação, reavaliação, alta.

     

    Obs

     - Área verde 

    Setor do serviço onde são realizados procedimentos e planos de cuidado em enfermagem, consulta/atendimento médico, reavaliação médica, administração de medicamentos e observação rápida de pacientes. 

    Tempo de espera

    A depender do nível de complexidade do paciente, com tempo máximo de permanecia de até 6h .


    Ala amarela/pediatria 

    A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido.

    Serviço de internação para cuidados médicos e observação mais detalhada quando paciente não está apto a alta

    Prioridade i (amarela) encaminhar para consulta médica imediata; urgência, avaliação em, no máximo, 30 minutos. Elevado risco de morte.

    Pacientes em observação: são encaminhados para a Sala de Observação (Sala Amarela) e nela permanecem por, no máximo, 24h. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais que tiverem vaga Através da Central de regulação de leitos .

     

     Ala vermelha

    Vermelha é o local para atendimento emergencial ao paciente grave.

    Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)



    Documentos necessários

    Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência, Prontuário

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade de saúde que realiza o serviço


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com

    (82)3315-7411

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300

    Hospital Regional do Norte

    gerenteadm.hrn@gmail.com

    82 3218 8700

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com

    Unidade de Pronto Atendimento Assistencial UPA Dr. Claudio Costa

    amb24hdommiguelcamara@hotmail.com

    (82) 3315-6415 3358-1653

    Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

    contato@insaude.org.br

    (82) 3023-5682

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Cidade Universitária

    upacidadeuniversitaria@gmail.com

    33151105 /SESAU

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Galba Novaes

    upatabuleiro@gmail.com, adilson.tralli@insaude.org.br

    (82) 2121-9801

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Noel Macedo Melo

    upaarapiracadiretoria@gmail.come upamanoelmaced@gmail.com

    (82) 3315 1118 Ascom


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    Requisitos necessários para o solicitante 

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: