O Atendimento com nefrologista médico especializado nas doenças do sistema urinário
Nefrologia é especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim faz Diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta),Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias; Sintomas e diagnostico dos distúrbios renais e urinários, diagnóstico e tratamento de nefrites, diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins), Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas, Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica, Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda, Hemodiálise, Diálise peritoneal, Doenças renais císticas
Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;
Atendimento urgência e emergência:
Ter prontuário do paciente e solicitação medica para realização do procedimento.
Atendimento Unidades de referência do serviço:
Paciente com encaminhamento (pedido de consulta) para especialidade necessária
Paciente com encaminhamento solicitando a realização do procedimento
Atendimento agendado:
Ter Solicitação Médica de pedido de cirurgia
Ter prescrição Médica de pedido Solicitando a realização do procedimento
1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar
2- ter prontuário medico
3-ter prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Atendimento Unidades de referência do serviço:
.
Conforme a demanda oferecida e observando a prioridade de atendimento
Atendimento agendado:
Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
Pacientes Atendidos na urgência e emergência,
Acolhimento
O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro
Atendimento Médico
O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente é Solicitada avaliação de especialista medico Nefrologista.
Na consulta com o medico Nefrologista
O Nefrologista Faz a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica.
Pacientes Referenciado e Agendados
1 Identificar-se na recepção
Apresentar-se na recepção e mostrar a guia de agendamento do Sistema de Regulação em Saúde com o nome, data da consulta e médico responsável pelo encaminhamento, para receber orientação e liberação para acesso ao hospital.
2 Apresentar-se no ambulatório de Nefrologia
Entregar para a equipe de enfermagem, na triagem do ambulatório de Nefrologia, a guia do Sistema de Regulação em Saúde e o Cartão de Agendamento.
Após verificação dos documentos e triagem pela enfermagem o paciente é direcionado para a consulta médica
3 Realizar consulta médica
O médico Nefrologista o avaliar o paciente Faz a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica.
Prontuário do paciente
Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço
Cartão Nacional SUS
RG- Identidade •
Comprovante de Endereço
Formulário de agendamento do sistema de regulação (Para pacientes agendados pelo sistema de regulação)
PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
hedhagreste@outlook.com
(82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço não tem custos para o solicitante