Obter Atendimento com medico Nefrologista

  • O que é?

    O Atendimento com nefrologista médico especializado nas doenças do sistema urinário

    Nefrologia é especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim faz Diagnóstico e tratamento de hipertensão arterial (pressão alta),Diagnóstico e tratamento de infecções urinárias; Sintomas e diagnostico dos distúrbios renais e urinários, diagnóstico e tratamento de nefrites, diagnóstico e tratamento de litíase renal (pedra nos rins), Diagnóstico e tratamento de doenças renais císticas, Diagnóstico e tratamento da doença renal crônica, Diagnóstico e tratamento da lesão renal aguda, Hemodiálise, Diálise peritoneal, Doenças renais císticas



  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;

    Requerimentos

    Atendimento urgência e emergência:

    Ter prontuário do paciente e solicitação medica para realização do procedimento.


     Atendimento Unidades de referência do serviço:


     Paciente com encaminhamento (pedido de consulta) para especialidade necessária


    Paciente com encaminhamento solicitando a realização do procedimento


     Atendimento agendado:


    Ter Solicitação Médica de pedido de cirurgia


    Ter prescrição Médica de pedido Solicitando a realização do procedimento


    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

      

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

     

     Atendimento Unidades de referência do serviço:

    .

    Conforme a demanda oferecida e observando a prioridade de atendimento 

     

     Atendimento agendado:

     

     Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação. 

     

    •  


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento medico


     Pacientes Atendidos na urgência e emergência,

     

    Acolhimento

    O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro

    Atendimento Médico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente é Solicitada avaliação de especialista medico Nefrologista.

    Na consulta com o medico Nefrologista

    O Nefrologista Faz a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica.

     

    Pacientes Referenciado e Agendados


    1 Identificar-se na recepção

    Apresentar-se na recepção e mostrar a guia de agendamento do Sistema de Regulação em Saúde com o nome, data da consulta e médico responsável pelo encaminhamento, para receber orientação e liberação para acesso ao hospital.

     2 Apresentar-se no ambulatório  de Nefrologia

    Entregar para a equipe de enfermagem, na triagem do ambulatório de Nefrologia, a guia do Sistema de Regulação em Saúde e o Cartão de Agendamento.

    Após verificação dos documentos e triagem pela enfermagem o paciente é direcionado para a consulta médica

    3 Realizar consulta médica

    O médico Nefrologista o avaliar o paciente Faz a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica.


    Documentos necessários

    Prontuário do paciente

    Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço

    Cartão Nacional SUS

    RG- Identidade •

    Comprovante de Endereço

    Formulário de agendamento do sistema de regulação (Para pacientes agendados pelo sistema de regulação)

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: