Atendimento urgência em clínica médica

  • O que é?

    Receber atendimento urgência em clínica médica

    O paciente deve procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para avaliação clínica e se necessário será encaminhado para um hospitais de referência.

     Precisar de um atendimento de urgência alguns exemplos: Fraturas, luxações ou cortes profundos sem hemorragia graveCrise de asma brônquica sem falta de ar graveTranstornos psiquiátricos, confusão mental ou sonolência


  • Quem pode realizar?

    Qualquer cidadão que necessite de atendimento de emergencia;

    Requerimentos

    Pacientes direcionados para o atendimento de emergência pela equipe assistente da Rede de Atenção à Saúde (SUS).

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    1 Apresentar-se na admissão da emergência para informar qual o tipo de atendimento necessita, portando um documento de identificação.

    Fazer um cadastro ou abertura do prontuário apresentando um documento de identificação oficial com foto - no caso de pacientes com idade inferior a 18 anos devem estar acompanhados por um cidadão com mais de 18 anos.

    2 Acolhimento com classificação de risco:

    Será realizada a escuta sobre a queixa principal do paciente e posteriormente será encaminhado ao enfermeiro da classificação de risco, que irá verificar a prioridade de atendimento, conforme o Sistema de Triagem de Manchester. 

    As prioridades de atendimento conforme a gravidade são as seguintes: 

    VERMELHO - Emergência,

    LARANJA – Muito Urgente, 

    AMARELO - Urgente,

    VERDE – Pouco Urgente,

    AZUL – Não Urgente.

    Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

    3- Aguardar atendimento

    Paciente aguardará atendimento médico conforme sua gravidade verificada na classificação de risco.

    4- Realização do atendimento médico: o paciente será avaliado, em seguida o médico

    responsável indicará o tratamento adequado ao cidadão.

    Após a consulta médica, o paciente poderá ter::

    Alta hospitalar

    Observação hospitalar

    Internação hospitalar



    Documentos necessários

    Documentos Cartão SUS ( CNS), RG, CPF e comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade de saúde que realiza o serviço


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300

    Hospital Regional do Norte

    .hrn@gmail.com

    82 3218 8700

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com

    Unidade de Pronto Atendimento Assistencial UPA Dr. Claudio Costa

    amb24hdommiguelcamara@hotmail.com

    (82) 3315-6415 3358-1653

    Unidade de Apoio Assistencial Noélia Lessa

    rh_noelia@hotmail.com

    (82)3315-5127/5118/5119/5124

    Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

    contato@insaude.org.br

    (82) 3023-5682

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Cidade Universitária

    upacidadeuniversitaria@gmail.com

    33151105 /SESAU

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Galba Novaes

    upatabuleiro@gmail.com, adilson.tralli@insaude.org.br

    (82) 2121-9801

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Noel Macedo Melo

    upaarapiracadiretoria@gmail.come upamanoelmaced@gmail.com

    (82) 3315 1118 Ascom


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.

    O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.


    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: