Receber atendimento urgência em clínica médica
O paciente deve procurar um posto de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próximos de sua residência para avaliação clínica e se necessário será encaminhado para um hospitais de referência.
Precisar de um atendimento de urgência alguns exemplos: Fraturas, luxações ou cortes profundos sem hemorragia grave. Crise de asma brônquica sem falta de ar grave. Transtornos psiquiátricos, confusão mental ou sonolência
Qualquer cidadão que necessite de atendimento de emergencia;
Pacientes direcionados para o atendimento de emergência pela equipe assistente da Rede de Atenção à Saúde (SUS).
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento
1 Apresentar-se na admissão da emergência para informar qual o tipo de atendimento necessita, portando um documento de identificação.
Fazer um cadastro ou abertura do prontuário apresentando um documento de identificação oficial com foto - no caso de pacientes com idade inferior a 18 anos devem estar acompanhados por um cidadão com mais de 18 anos.
2 Acolhimento com classificação de risco:
Será realizada a escuta sobre a queixa principal do paciente e posteriormente será encaminhado ao enfermeiro da classificação de risco, que irá verificar a prioridade de atendimento, conforme o Sistema de Triagem de Manchester.
As prioridades de atendimento conforme a gravidade são as seguintes:
VERMELHO - Emergência,
LARANJA – Muito Urgente,
AMARELO - Urgente,
VERDE – Pouco Urgente,
AZUL – Não Urgente.
Tempo estimado de espera : Até 1 hora(s)
3- Aguardar atendimento
Paciente aguardará atendimento médico conforme sua gravidade verificada na classificação de risco.
4- Realização do atendimento médico: o paciente será avaliado, em seguida o médico
responsável indicará o tratamento adequado ao cidadão.
Após a consulta médica, o paciente poderá ter::
Alta hospitalar
Observação hospitalar
Internação hospitalar
Documentos Cartão SUS ( CNS), RG, CPF e comprovante de residência
PRESENCIAL: Unidade de saúde que realiza o serviço
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
hedhagreste@outlook.com
(82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com
amb24hdommiguelcamara@hotmail.com
(82) 3315-6415 3358-1653
upacidadeuniversitaria@gmail.com
33151105 /SESAU
upatabuleiro@gmail.com, adilson.tralli@insaude.org.br
(82) 2121-9801
upaarapiracadiretoria@gmail.come upamanoelmaced@gmail.com
(82) 3315 1118 Ascom
direcaoupajaragua@gmail.com
98752-2864
Lei Federal 8080/90 - Sistema Único de Saúde.
O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, integral e acessível à toda população, sem cobrança de valores de consultas ou exames realizados.
Este serviço não tem custos para o solicitante