Tratamento de Anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobina no sangue — substância presente nos glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias) que é responsável por transportar oxigênio pela corrente sanguínea para todo o organismo. Essa condição é resultado da carência de um ou mais nutrientes, como ferro, zinco, vitamina A, vitamina B12 ou proteínas.
Apesar de existirem diferentes tipos, os sintomas costumam ser muito semelhantes entre eles: incluem principalmente dor de cabeça, palidez e fraqueza.
Ao contrário do que ocorre com os sintomas, o tratamento varia muito de acordo com o tipo de anemia que o paciente apresenta. Confira:
Inclui uso de suplementos de ferro, alterações na dieta para incluir a quantidade adequada deste nutriente e, quando provocada por hemorragia, é necessário encontrar a fonte do sangramento e interromper a perda de sangue.
Uso de suplementos e aumento da ingestão de alimentos ricos em proteína, seja animal ou vegetal. Em caso de problemas na absorção da vitamina B12, talvez seja necessário tomar injeções.
Tratamento das infecções relacionadas e uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico, que pode estar atacando as hemácias do organismo.
Apesar de ser um problema hereditário, é possível tratá-lo com o uso de medicamentos para dor, administração de oxigênio ou, dependendo do caso, transfusões de sangue e até transplante de medula óssea.
Transfusões de sangue e transplante de medula óssea costumam ser os tratamentos mais adequados.
A amamentação é o melhor jeito de tratar este acometimento
Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;
O Usuário ter Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço, no caso pacientes em atendimento ou no caso de pacientes internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
A realização do serviço depende da demanda.
Atendimento 24 horas para pacientes internos.
1-Pacientes atendidos no : Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, Unidade Mista Dra. Quite ria Bezerra De Melo, Unidade Mista Senador Arnon Afonso De Melo. e nas Unidades de Apoio de saude-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento de urgência medica clinica .
2- Pacientes atendidos no HGE e UEA:
Acolhimento do paciente identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. Considera-se um único procedimento mesmo que haja outras classificações do mesmo paciente.
Ao chegar à unidade médica, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avalição irá encaminhar o paciente para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico,
A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc. Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a cor correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do cliente
Atendimento Medico
O paciente é atendido pelo médico,que faz avaliação e encaminha para para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes. para o Tratamento de Anemias Nutricionais .
Cartão do SUS
Carteira de identidade
PRESENCIAL: Nas unidades de saúde da rede Estadual de saúde que realizam o serviço
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
hedhagreste@outlook.com
(82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com
O tempo estimado
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
A realização do serviço depende da demanda.
Atendimento 24 horas para pacientes internos.
Requisitos necessários para o solicitante
Ter prontuário medico
Ter prescrição médica solicitando o serviço
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço não tem custos para o solicitante