Exame Esofagogastroduodenoscopia

  • O que é?

    Consiste na avaliação endoscópica preferencialmente dos três segmentos, podendo ser utilizada para exame de um ou mais segmentos. Permite também realizar varias intervenções diagnósticas e terapêuticas como obtenção de fragmentos de tecidos para analise (biopsia), extração ou exérese de pólipo, destruição de dilatação vascular, dilatação de estenoses, entre outras.

    Exame realizado com auxílio de um aparelho tubular, com uma luz na ponta na qual o examinador pode ver o trato gastrointestinal. Tradicionalmente, endoscopia ou endoscopia alta, refere-se ao exame do trato gastrointestinal superior: o esôfago, estômago e duodeno. O Termo correto é esofagogastroduodenoscopia (EGD).

    •  endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
    • O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito preferencialmente sob sedação. A recuperação é breve, sendo necessário repouso em observação entre 20 e 30 minutos.
    • A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.
    • O exame em ambiente ambulatorial, ou seja, fora do hospital, se propõe a pacientes em boas condições de saúde. 


  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual;

    Requerimentos

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 1 dias

    Informações:

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.


  • Etapas para a realização
    1. Realização do exame Esofagogastroduodenoscopia

     

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde que realizam o serviço

     

    Pacientes atendidos no Hospitais regionais , HGE UEA Unidade de Emergência ) que tenham prontuário médico na unidade e solicitação médica para a realização do exame. Após ser atendido pelo médico, o paciente é encaminhado para um especialista da área que o orienta sobre as instruções para realizar o exame. Após o procedimento médico, o paciente é direcionado a um espaço para recuperação e aguarda seu laudo médico, orientações necessárias e em seguida é entregue ao seu acompanhante

    Documentos necessários

    Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço

    Cartão do SUS

    Carteira de identidade

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital Regional Alto Sertão

    Recepção.hras.sesau@gmail.com

    (82)82 3218-8700, (82) 998884-5230

    Hospital Regional do Norte

    .hrn@gmail.com

    82 3218 8700

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    .


    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: