Mercadorias Retida - Correios

  • O que é?

    A pessoa que teve sua mercadoria retida para averiguação pela SEFAZ/AL e deseja informações quanto ao motivo, solicitar DAR/CB para pagamento do tributo devido ou realizar contestação.


  • Quem pode realizar?

    Fornecedor/remetente ou Comprador/destinatário;

    Requerimentos

    O contribuinte que teve sua mercadoria retida nos Correios

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Fazenda por telefone (82) 3315 9000 / 0800.284.1060 ou por email atendimento@sefaz.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Estimado em até 02 (dois) dias úteis


  • Etapas para a realização
    1. Acesso a Atendente Virtual Nise

    Por gentileza, solicitar atendimento através do canal exclusivo ao Contribuinte na atendente virtual Nise pelo site da SEFAZ no chat ou aplicativo Telegram @NISE_SEFAZ_AL_BOT.

    Segue o passo a passo dos nossos serviços:



    Consultar Retenção de Mercadorias nos Correios

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) → 1. Mercadorias Retidas → 1. Correios → 1. Verificar se a mercadoria foi retida pela SEFAZ-AL → 1. Iniciar atendimento


    Consultar Motivo da Retenção de Mercadorias nos Correios

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) → 1. Mercadorias Retidas → 1. Correios → 2. Verificar motivo da retenção de mercadorias → 1. Iniciar atendimento


    Solicitar DAR/CB (boleto para pagamento) de Mercadoria Retida nos Correios

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) → 1. Mercadorias Retidas → 1. Correios → 3. Resolver pendências para liberação de mercadorias retidas no Correios (Sedex, PAC, etc.) → 1. Iniciar atendimento


    Contestar Retenção de Mercadoria nos Correios

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) → 1. Mercadorias Retidas → 1. Correios → 4. Realizar contestação → 1. Iniciar atendimento


    Atualizar Data de Vencimento DAR/CB (boleto para pagamento)

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) → 1. Mercadorias Retidas → 1. Correios → 5. Emitir Documento de Arrecadação (DAR) com nova data de vencimento (boleto vencido) → 1. Iniciar atendimento


    Informar Pagamento DAR/CB (boleto pago)

    • Roteiro de Acesso ao Serviço

    2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) → 1. Mercadorias Retidas → 1. Correios → 6. Comunicar pagamento → 1. Iniciar atendimento

    Documentos necessários

    .

    Canais de atendimento
    2. Mercadorias retidas para averiguação

    Para liberação de mercadorias retidas para averiguação o contribuinte poderá usar uma das opções a seguir:

    • Acessar o link https://darcb.sefaz.al.gov.br/; clicar em Reemissão de Guias (2ª via), preenchendo informações como CPF ou CNPJ e para gerar o DAR para impressão e pagamento. Após a resolução da pendência, a mercadoria será liberada para entrega pelos Correios ou transportadora.
    • Caso não esteja disponível, favor utilizar nosso Atendente virtual Nise: via chat em nosso site: www.sefaz.al.gov.br ou Telegram: @nise_sefaz_al_bot para maiores informações acesse http://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis

    Documentos necessários

    .

    Canais de atendimento

    TELEFONE: Atendimento virtual (telegram) @NISE_SEFAZ_AL_BOT

    WEB: http://www.sefaz.al.gov.br


  • Onde é realizado?

    Atendimento Virtual - Nise

    atendimento@sefaz.al.gov.br

    (82)3216.9999 | (82)3315.9000


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SEFAZ - Secretaria de Estado da Fazenda

    • Caso a cobrança tenha ocorrido por débito de ICMS Antecipado é importante que o contribuinte resolva as pendências existentes junto ao Estado para a liberação de sua mercadoria.
    • A mercadoria será liberada para entrega assim que, sua situação for regularizada.


    Atendente virtual Nise: via chat em nosso site: www.sefaz.al.gov.br ou Telegram: @nise_sefaz_al_bot para maiores informações acesse http://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis

    Reclamação, elogio, sugestão, denúncia e solicitação de providências, favor acessar https://e-ouv.al.gov.br/

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: