O atendimento educacional especializado aos Deficientes Visuais é realizado em sala de recursos multifuncionais e em outros espaços pedagógicos específicos, no contra turno do ensino regular.
Crianças a partir de 4 anos de idade, jovens e adultos.;
Sendo criança, tem que ser solicitado pelos pais ou responsáveis.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Educação por telefone +55(82) 3315-1470 /1234 ou por email gabinete@educ.al.gov.br
Informações:
Indeterminado
Tem como objetivo preparar o aluno para participação no ENEM de forma efetiva e com conhecimento nas aréas específicas, através de aulas dialogadas e descursivas, levando o aluno a adquirir conhecimento dos conteúdos expostos por livros, textos e provas anteriores do exame nacional.
Laudo Médico
Registro Geral - RG
Cadastro de Pessoas Físicas - CPF
Comprovante de residência
Receita da medicação
PRESENCIAL
O laboratório de aprendizagem para pessoa com deficiência visual, tem como objetivo preparar os alunos cegos e baixa visão a colaboração no reforço de conteúdos das diversas disciplinas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao bom desempenho acadêmico do alunado.
É orfertado aos alunos inclusos no Sistema Regular de Ensino do ensino fundamental I, II, EJA e ensino médio.
PRESENCIAL
Faz parte do núcleo de produção braille. Consiste na elaboração de material didático tátil, com o intuito de realizar a adaptação de um produto de interepretação visual.
PRESENCIAL
Faz parte da leitura e escrita BRAILLE do aluno com deficiência visual.
PRESENCIAL
Tem como objetivo contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades motora, cognitivas, efetivas e sociais, visando o hábito da pratica regular de atividades físicas como componente fundamental da educação, para uma vida saudável.
PRESENCIAL
Possibilitar o avanço através de estímulos, atividades diversificadas e lúdica desenvolvida a percepção visual, oralidade, socializaçãao e o vínculo afetivo com seus pais, contribuindo de forma significativa para a superação do aprendizado.
PRESENCIAL
Tem como objetivo principalo aluno cego ou com baixa visão a fazer a assinatura do próprio nome em qualquer documento o mesmo seja inserido socialmente e legalmente como alfabetizado.
PRESENCIAL
São efetuados como Sistema Braille, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A leitura é na ponta dos dedos, feita da esquerda para a direita, com o toque dos dedos, usando umas das mãos. A escrita é realizada usando reglete e o punção, e procedida da direita para a esquerda.
PRESENCIAL
PRESENCIAL
São espaços localizados nas escolas ou em centro de atendimentos especializados para pessoas cegas ou de baixa visão. São constituídas de materiais pedagógicos, de acessibilidade de comunicação, de recursos como: impressora BRAILLE, máquina BRAILLE, reglete, punção, soroban, dentre outros...
PRESENCIAL
Pesquisa em livros e em áudio e/ou pela internet de alunos de ensino fundamental I,II, ensino médio e universitário.
PRESENCIAL
Soroban é um instrumento utilizado para calcular matemática, usados por pessoas com deficiência visual, através desse instrumento, habilidades mentais relacionadas ao raciocínio lógico matemático e a concentração sõa desenvvolvidas.
PRESENCIAL
São efetuados com o Sistema BRAILLE, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
PRESENCIAL
ee.cyroaccioly@educ.al.gov.br
3326-4983/3315-1362/3315-1363
Não tem
Este serviço não tem custos para o solicitante