O atendimento educacional especializado aos Deficientes Visuais é realizado em sala de recursos multifuncionais e em outros espaços pedagógicos específicos, no contra turno do ensino regular.
Crianças a partir de 4 anos de idade, jovens e adultos.;
Sendo criança, tem que ser solicitado pelos pais ou responsáveis.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Educação por telefone +55 (82) 3315-1470/1234 ou por email gabinete@educ.al.gov.br
Informações:
Indeterminado
Tem como objetivo preparar o aluno para participação no ENEM de forma efetiva e com conhecimento nas aréas específicas, através de aulas dialogadas e descursivas, levando o aluno a adquirir conhecimento dos conteúdos expostos por livros, textos e provas anteriores do exame nacional.
Laudo Médico
Registro Geral - RG
Cadastro de Pessoas Físicas - CPF
Comprovante de residência
Receita da medicação
PRESENCIAL:
O laboratório de aprendizagem para pessoa com deficiência visual, tem como objetivo preparar os alunos cegos e baixa visão a colaboração no reforço de conteúdos das diversas disciplinas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao bom desempenho acadêmico do alunado.
É orfertado aos alunos inclusos no Sistema Regular de Ensino do ensino fundamental I, II, EJA e ensino médio.
PRESENCIAL:
Faz parte do núcleo de produção braille. Consiste na elaboração de material didático tátil, com o intuito de realizar a adaptação de um produto de interepretação visual.
PRESENCIAL:
Faz parte da leitura e escrita BRAILLE do aluno com deficiência visual.
PRESENCIAL:
Tem como objetivo contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades motora, cognitivas, efetivas e sociais, visando o hábito da pratica regular de atividades físicas como componente fundamental da educação, para uma vida saudável.
PRESENCIAL:
Possibilitar o avanço através de estímulos, atividades diversificadas e lúdica desenvolvida a percepção visual, oralidade, socializaçãao e o vínculo afetivo com seus pais, contribuindo de forma significativa para a superação do aprendizado.
PRESENCIAL:
Tem como objetivo principalo aluno cego ou com baixa visão a fazer a assinatura do próprio nome em qualquer documento o mesmo seja inserido socialmente e legalmente como alfabetizado.
PRESENCIAL:
São efetuados como Sistema Braille, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A leitura é na ponta dos dedos, feita da esquerda para a direita, com o toque dos dedos, usando umas das mãos. A escrita é realizada usando reglete e o punção, e procedida da direita para a esquerda.
PRESENCIAL:
PRESENCIAL:
São espaços localizados nas escolas ou em centro de atendimentos especializados para pessoas cegas ou de baixa visão. São constituídas de materiais pedagógicos, de acessibilidade de comunicação, de recursos como: impressora BRAILLE, máquina BRAILLE, reglete, punção, soroban, dentre outros...
PRESENCIAL:
Pesquisa em livros e em áudio e/ou pela internet de alunos de ensino fundamental I,II, ensino médio e universitário.
PRESENCIAL:
Soroban é um instrumento utilizado para calcular matemática, usados por pessoas com deficiência visual, através desse instrumento, habilidades mentais relacionadas ao raciocínio lógico matemático e a concentração sõa desenvvolvidas.
PRESENCIAL:
São efetuados com o Sistema BRAILLE, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
PRESENCIAL:
ee.cyroaccioly@educ.al.gov.br
3326-4983/3315-1362/3315-1363
Não tem
Este serviço não tem custos para o solicitante