Atendimento as Pessoas com Deficiência Visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira) através do Núcleo de Atendimento-Pedagógico

O que é?

O atendimento educacional especializado aos Deficientes Visuais é realizado em sala de recursos multifuncionais e em outros espaços pedagógicos específicos, no contra turno do ensino regular.

 

Quem pode realizar?

Crianças a partir de 4 anos de idade, jovens e adultos.;

Requerimentos

Sendo criança, tem que ser solicitado pelos pais ou responsáveis.

Mais Informações

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Educação por telefone +55(82) 3315-1470 /1234 ou por email gabinete@educ.al.gov.br

Tempo estimado

Informações:

Indeterminado

Etapas para a realização

1. Atendimento Projeto Enem Especializado

Tem como objetivo preparar o aluno para participação no ENEM de forma efetiva e com conhecimento nas aréas específicas, através de aulas dialogadas e descursivas, levando o aluno a adquirir conhecimento dos conteúdos expostos por livros, textos e provas anteriores do exame nacional.

Documentos necessários

Laudo Médico

Registro Geral - RG

Cadastro de Pessoas Físicas - CPF

Comprovante de residência

Receita da medicação

Canais de atendimento

PRESENCIAL

2. Laboratório I, II e III de aprendizagem

O laboratório de aprendizagem para pessoa com deficiência visual, tem como objetivo preparar os alunos cegos e baixa visão a colaboração no reforço de conteúdos das diversas disciplinas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao bom desempenho acadêmico do alunado.

É orfertado aos alunos inclusos no Sistema Regular de Ensino do ensino fundamental I, II, EJA e ensino médio.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

3. Adaptação de Material Tátil

Faz parte do núcleo de produção braille. Consiste na elaboração de material didático tátil, com o intuito de realizar a adaptação de um produto de interepretação visual.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

4. Datilografia Braille

Faz parte da leitura e escrita BRAILLE do aluno com deficiência visual.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

5. Educação Física

Tem como objetivo contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades motora, cognitivas, efetivas e sociais, visando o hábito da pratica regular de atividades físicas como componente fundamental da educação, para uma vida saudável.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

6. Estimulação Pedagógica

Possibilitar o avanço através de estímulos, atividades diversificadas e lúdica desenvolvida a percepção visual, oralidade, socializaçãao e o vínculo afetivo com seus pais, contribuindo de forma significativa para a superação do aprendizado.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

7. Escrita Cursiva para pessoas com Deficiência Visual

Tem como objetivo principalo  aluno cego ou com baixa visão a fazer a assinatura do próprio nome em qualquer documento o mesmo seja inserido socialmente e legalmente como alfabetizado. 

Canais de atendimento

PRESENCIAL

8. Leitura e Escrita do Sistema Braille

São efetuados como Sistema Braille, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A leitura é na ponta dos dedos, feita da esquerda para a direita, com o toque dos dedos, usando umas das mãos. A escrita é realizada usando reglete e o punção, e procedida da direita para a esquerda.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

9. Alfabetização com Caracteres Ampliados

Canais de atendimento

PRESENCIAL

10. Sala de Recursos Multifuncionais - Tipo 2

São espaços localizados nas escolas ou em centro de atendimentos especializados para pessoas cegas ou de baixa visão. São constituídas de materiais pedagógicos, de acessibilidade de comunicação, de recursos como: impressora BRAILLE, máquina BRAILLE, reglete, punção, soroban, dentre outros...

Canais de atendimento

PRESENCIAL

11. Pesquisas na Internet e em outros meios

Pesquisa em livros e em áudio e/ou pela internet de alunos de ensino fundamental I,II, ensino médio e universitário.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

12. SOROBAN

Soroban é um instrumento utilizado para calcular matemática, usados por pessoas com deficiência visual, através desse instrumento, habilidades mentais relacionadas ao raciocínio lógico matemático e a concentração sõa desenvvolvidas.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

13. Curso leitura e escrita em Braille

São efetuados com o Sistema BRAILLE, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Canais de atendimento

PRESENCIAL

Onde é realizado?


Outras informações

Não tem

Este serviço não tem custos para o solicitante