Cadastro no Sistema Alagoano de Museus

  • O que é?

    Criado pelo Decreto nº 4.092, de 29 de dezembro de 2008, e oficialmente publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 30 de dezembro de 2008, o Sistema Alagoano de Museus (SAM) é o marco legal que organiza sob a forma de sistema, as atividades dos museus existentes no Estado de Alagoas.

    A competência do SAM é de implementar uma política pública de estado para a área museológica, respeitando a autonomia jurídico–administrativa, cultural e técnico-científica de cada instituição museológica.


  • Quem pode realizar?

    Museus alagoanos;

    Requerimentos

    Para que uma instituição seja reconhecida como museu no âmbito do Sistema Alagoano de Museus (SAM), é necessário que ela atenda a certos requisitos básicos. Esses requisitos geralmente incluem:


    Definição e Propósito:

    • Ser uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.
    • Ter a finalidade de coletar, conservar, pesquisar, comunicar e expor, para fins de estudo, educação e fruição, evidências materiais dos povos e de seu entorno.


    Estrutura Física e Administrativa:

    • Possuir um espaço físico adequado para a exibição e conservação de seu acervo.
    • Contar com uma gestão administrativa organizada e com um quadro de funcionários capacitados para desempenhar as funções museológicas.


    Acervo e Conservação:

    • Ter um acervo significativo, bem documentado e inventariado, que seja relevante para a história, cultura, ciência ou arte.
    • Implementar práticas adequadas de conservação e preservação do acervo, garantindo a sua integridade física e histórica.


    Atividades e Programação:

    • Desenvolver atividades educativas e culturais que promovam a interação com a comunidade e a valorização do patrimônio.
    • Realizar exposições permanentes e temporárias que facilitem o acesso do público ao acervo e às informações associadas.


    Política Institucional e Sustentabilidade:

    • Estabelecer uma política institucional clara, com missão, visão e objetivos definidos.
    • Adotar práticas de sustentabilidade, tanto financeira quanto ambiental, assegurando a continuidade das operações e das atividades museológicas.


    Apoio e Parcerias:

    • Buscar apoio e parcerias com outras instituições culturais, educativas e científicas, tanto no âmbito estadual quanto nacional e internacional.
    • Estar registrado e integrado ao Sistema Alagoano de Museus, cumprindo as diretrizes e normativas estabelecidas por este órgão.


    Esses requisitos garantem que os museus alagoanos operem de acordo com os padrões museológicos estabelecidos, promovendo a preservação do patrimônio cultural e proporcionando acesso à cultura e à educação para a população.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas por telefone (82) 3315-6551 ou por email info@cultura.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 60 minutos

    Informações:

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  • Etapas para a realização
    1. Acesso ao site do Sistema Alagoano de Museus

    O solicitante deve acessar o site museus.al.gov.br e acessar a aréa de Cadastro de Museus.

    Canais de atendimento
    2. Cadastro no Sistema Alagoano de Museu

    Para cadastrar um museu no Sistema Alagoano de Museus, é necessário fornecer as seguintes informações:


    1. Informações do Museu: Município, Tipo, Nome, CNPJ, Data de criação e Documento de criação.
    2. Endereço do Museu: Endereço, CEP, Cidade, Estado e País.
    3. Contatos do Museu: Telefone, E-mail, Website e Redes Sociais.
    4. Responsável pelo Museu: Nome, Cargo, Telefone e E-mail.
    5. Outros Museus no Município: Quantidade.
    6. Órgão/Entidade de Vinculação do Museu: Nome, Endereço, Responsável, Telefone e E-mail.
    7. Status do Museu: Ativo? (Sim/Não)
    8. Informações Adicionais: Área, Horário de funcionamento, Serviços, Atividades, Acessibilidade, Equipamentos, Internet, Gerenciamento de acervo, Espaços, Atividades virtuais, Atividades externas, Orçamento e Avaliação.
    9. Acervo do Museu: Composição, Atualização, Última atualização, Quantidade e Conservação.
    10. Equipe do Museu: Museólogo, Quantidade, Capacitação e Formação.
    11. Usuários do Museu: Número, Frequência e Perfil.
    12. Informações de Contato: Responsável pelo preenchimento, Telefone, E-mail e Data.


    Documentos necessários

    CNPJ

    Documento de criação do Museu

    Canais de atendimento

  • Onde é realizado?

    Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

    bpe.alagoas@gmail.com

    3315-7877


  • Outras informações
    Orgão Responsável: Secult - Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas

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    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: