Programa Vida Nova nas Grotas – Projeto de Melhorias Habitacionais

O que é?  arrow_upward

O Programa Vida Nova nas Grotas é uma plataforma de projetos, planos e ações com foco nas populações mais vulnerabilizadas de Maceió, incluindo intervenções urbanas e territoriais que buscam a diminuição de desigualdades espaciais e de acesso a serviços. O programa é desenvolvido pelo Governo de Alagoas, inicialmente nomeado como Pequenas Obras, Grandes Mudanças, com intervenções urbanas com obras de mobilidade nas grotas de Maceió. O trabalho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) busca levar intervenções e melhorias habitacionais nas Grotas de Maceió como reparos nos telhados, banheiro, cozinha, pintura, reboco e piso das casas.


Quem pode realizar?  arrow_upward

Moradores residentes nas grotas selecionadas para intervenção de levantamento em campo (Social e Habitação)

Requerimentos

Para acesso ao projeto serão consideradas características socioeconômicas das famílias e características físicas dos imóveis passíveis de receberem melhorias. Tendo como critérios para acesso ao projeto:

 

I – Famílias com renda familiar até 02 (dois) salários mínimos;

ll- Famílias que façam parte pessoa(s) idosa(s), comprovado por documento oficial onde conste a data de nascimento;

llI - Famílias com mulheres responsáveis pela unidade família;

IV - Famílias de que faça(m) parte pessoa(s) com deficiência;

 V - Famílias Com Membro(S) Menor(E)S De 16 (Dezesseis) Anos De Idade.

Famílias Monoparentais;

VI – Habitações que não tenham problemas estruturais;

VII – Habitações que não sejam alugadas;

VIII – Habitações que sejam de alvenaria; e

IX – Habitações que apresentem a necessidade de no mínimo um dos serviços prioritários concedidos pelo projeto, e/ou possua algum morador com mobilidade reduzida, seja idoso ou portador de necessidades especiais


Mais informações

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Infraestrutura por telefone (82) 3315-3780 ou por email info@seinfra.al.gov.br


Tempo estimado  arrow_upward

Entre


Etapas para a realização  arrow_upward

Onde é realizado?  arrow_upward

Outras informações  arrow_upward

No primeiro momento a Superintendência de Habitação seleciona a grota que passará por intervenções de melhorias habitacionais, a mesma deverá ter recebido intervenções urbanas com obras de mobilidade (escadarias, pontilhões, corrimões) realizadas através da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano – SETRAND. Logo após, a escolha da área, é realizado o mapeamento com marcações numéricas nas unidades habitacionais, assim iniciando o levantamento em campo (Social e Habitação) pelos técnicos social e de habitação, não sendo realizado cadastro prévio na secretária.

Depois de todo processo de levantamento, seleção das unidades que receberão as melhorias habitacionais, inicia-se o processo de execução das obras, e o processo de fiscalização social e de engenharia.

Este serviço não tem custos para o solicitante