Exame laboratorial Cultura para Microbactérias

  • O que é?

    Exame laboratorial que permite a multiplicação e isolamento de bacilos álcool acido resistentes (B.A.A.R), a partir da semeadura da amostra clínica, em meios de cultura específicos para microbactérias. É um método sensível e específico para o diagnóstico das doenças causadas por microbactérias, principalmente para a tuberculose.


  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;

    Requerimentos

    - O paciente apresentando sintomas clínicos deve procurar as unidades da rede de serviços da atenção básica (Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família USF) que solicitam o exame, podendo realizar a coleta como também encaminhar o mesmo para que seja feito nas unidades laboratoriais.

    - Apresentar documento de identificação.

    - Não é necessário jejum.

    Requisitos necessários para o solicitante 

    1-Pacientes em atendimento nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde com prontuário de atendimento

     2- ter prescrição médica solicitando o serviço

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 60 dias

    Informações:

    As culturas têm o prazo máximo de até 60 dias para serem liberadas com o resultado “negativo”, prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. Caso seja uma amostra positiva, o crescimento bacteriano apresenta-se a partir do 15º ao 21º dia de incubação.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

     

    1-Pacientes atendidos Na Unidade Drª. Quitéria bezerra de Melo, Unidade mista Senador Arnon de Melo, Hospital geral professor Ib Gatto Falcão, e nas Unidades de Apoio de saúde Denilma bulhões

    Recepção

     O paciente ou acompanhante faz a ficha de registro de atendimento dando dados de identificação.

    Atendimento Médico na urgência das unidades

    -Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avalição irá encaminha-lo o para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico, para realização de procedimentos necessários para atendimento ao quadro clinico do paciente.

    No caso o medico prescreve realização de exame laboratorial;

    -O usuário é encaminhado com a prescrição Médica (com carimbo e assinatura) para realização do exame conforme o protocolo necessário.

    Atendimento Médico Ambulatorial unidades.

    O paciente após atendimento médico, com a prescrição Médica (com carimbo e assinatura) para realização do exame procura Coordenação de Regulação Municipal/Complexo Regulador (CORA) de seu município para marcação do exame.

     

    2- No caso de Pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento: UPA S e Nas Urgência e Emergência dos Hospitais Regionais Unidades de Emergência Hospital Geral do Estado (HGE ) e Unidade de Emergência do Agreste (UEA)

    Recepção

     O paciente ou acompanhante faz a ficha de atendimento dando dados de identificação onde se registra e encaminhado para Classificação de atendimento.

    Acolhimento

    O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.

     Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.

     

    Atendimento Médico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente;

    No caso o medico prescreve realização de exame laboratorial;

    -O usuário é encaminhado com a prescrição Médica (com carimbo e assinatura) para realização do exame conforme o protocolo necessário.

     

     

    - O paciente comparece à unidade Hospitalar/USF/Laboratorial (cujo atendimento se dá por ordem de chegada) para coleta da amostra, devendo apresentar documento de identificação;

    - O paciente responde às informações para preenchimento da ficha do cadastro.

    - O resultado é disponibilizado por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, pela internet à unidade solicitante ou diretamente ao paciente.

    Documentos necessários

    Pedido médico para realização do exame

    Cartão SUS

    Carteira de identidade

    Prontuário do paciente

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    serviços sesau

    direcaogeralh@gmail.com

    82 00000000


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    As culturas têm o prazo máximo de até 60 dias para serem liberadas com o resultado “negativo”, prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. Caso seja uma amostra positiva, o crescimento bacteriano apresenta-se a partir do 15º ao 21º dia de incubação.


    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: