O que é?  arrow_upward

A certidão simplificada é um documento emitido pela Juceal que traz os principais dados de uma empresa. No arquivo, são disponibilizadas informações quanto a nome empresarial, natureza jurídica, Nire, CNPJ, data do ato constitutivo, início de atividade, endereço completo, objeto social, capital social, porte, prazo de duração, dados dos sócios, dados dos administradores, último arquivamento e status de registro.


Quem pode realizar?  arrow_upward

Qualquer pessoa

Requerimentos

De acordo com o artigo 80 do decreto federal de nº 1.800/96, qualquer pessoa, sem necessidade de provar interesse, poderá consultar os documentos arquivados nas Juntas Comerciais e obter certidões, mediante pagamento do preço devido.


Mais informações

Para maiores informações contacte Junta Comercial do Estado de Alagoas por telefone +55(82) 3315-9903 ou por email presidencia@juceal.al.gov.br


Tempo estimado  arrow_upward

Entre 15 minutos

A disponibilização da certidão é automática após a compensação bancária.


Etapas para a realização  arrow_upward
  1. Acesso ao Portal Facilita Alagoas

    A solicitação e a disponibilização de certidões são procedimentos feitos de forma totalmente online. A seção para o serviço está disponível na página inicial do Portal Facilita Alagoas, devendo ser clicada na opção Solicitar Certidões.

    Sem custos.
  2. Cadastro no sistema do Portal Gov.br

    Para poder continuar com o acesso ao sistema, o portal solicitará o cadastro ao Portal Gov.br, que é rápida e busca alguns dados pessoais. Com o cadastro feito, o próprio sistema redireciona para o Portal Facilita Alagoas.

    Sem custos.
  3. Preenchimento dos dados empresariais

    Com o acesso garantido, o cliente deve escolher pela opção da certidão simplificada, fazendo com o que sistema mostre os campos para busca da empresa desejada. Nele, o negócio pode ser buscado colocando o Nire ou o CNPJ ou o nome empresarial. Não é preciso preencher todos os três campos, apenas ter uma das informações.

    Sem custos.
  4. Tela de recadastramento

    Com a empresa encontrada, o sistema disponibiliza uma tela com as prinicipais informações do negócio que estão cadastradas na Juceal. O solicitante deve observar com atenção a fim de verificar se não existe algum dado errado ou ausente. Caso isso aconteça, ele deve solicitar a atualização cadastral através do botão ao fim da página. Essa atualização é feito de acordo com os atos arquivados na Junta Comercial, não tratando-se de uma alteração.

    Se o cliente solicitou a atualização, o sistema trava o prosseguimento até a finalização dessa atualização por parte da Juceal. O prazo é de até 48h, chegando no e-mail do solicitante a informação da finalização da atualização.

    Sem custos.
  5. Protocolo e taxa de pagamento

    Depois do sistema permitir o prosseguimento após a tela de cadastro, ele gera um protocolo de início ALC, que deve ser utilizado pelo cliente para acompanhamento e acesso ao documento quando ele for emitido. Além disso, é gerada pelo próprio Portal Facilita Alagoas a taxa para pagamento.

    Custo

    R$ 40,00

  6. Acesso à certidão simplificada

    Após a compensação bancária, o documento é disponibilizado automaticamente no Portal Facilita Alagoas. Com o protocolo ALC disponbilizado anteriormente, o solicitante pode acessar o portal e fazer o download do arquivo, que é estabelecido em uma lista com todas as certidões solicitadas por esse cliente. O arquivo fica disponível para download por 30 dias, após isso, deve-se ser solicitada uma nova, caso não tenha sido feito o download.

    Sem custos.

Onde é realizado?  arrow_upward
Sede da Junta Comercial do Estado de Alagoas

ouvidoria@juceal.al.gov.br (82) 3315-9903


Outras informações  arrow_upward

Dúvidas ou problemas com a certidão? O endereço de contato é o certidao.juceal@gmail.com.

Este serviço tem custos para o solicitante

Custo
dar R$ 40,00