Atendimento as Pessoas com Deficiência Visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira) através do Núcleo de Atendimento-Pedagógico

O que é?  arrow_upward

O atendimento educacional especializado aos Deficientes Visuais é realizado em sala de recursos multifuncionais e em outros espaços pedagógicos específicos, no contra turno do ensino regular.


Quem pode realizar?  arrow_upward

Crianças a partir de 4 anos de idade, jovens e adultos.

Requerimentos

Sendo criança, tem que ser solicitado pelos pais ou responsáveis.


Mais informações

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Educação por telefone +55(82) 3315-1470 /1234 ou por email gabinete@educ.al.gov.br


Tempo estimado  arrow_upward

Entre

Indeterminado.


Etapas para a realização  arrow_upward
  1. Atendimento Projeto Enem Especializado

    Tem como objetivo preparar o aluno para participação no ENEM de forma efetiva e com conhecimento nas aréas específicas, através de aulas dialogadas e descursivas, levando o aluno a adquirir conhecimento dos conteúdos expostos por livros, textos e provas anteriores do exame nacional.

    Documentos necessários

    Laudo Médico

    Registro Geral - RG

    Cadastro de Pessoas Físicas - CPF

    Comprovante de residência

    Receita da medicação

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  2. Laboratório I, II e III de aprendizagem

    O laboratório de aprendizagem para pessoa com deficiência visual, tem como objetivo preparar os alunos cegos e baixa visão a colaboração no reforço de conteúdos das diversas disciplinas para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao bom desempenho acadêmico do alunado.

    É orfertado aos alunos inclusos no Sistema Regular de Ensino do ensino fundamental I, II, EJA e ensino médio.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  3. Adaptação de Material Tátil

    Faz parte do núcleo de produção braille. Consiste na elaboração de material didático tátil, com o intuito de realizar a adaptação de um produto de interepretação visual.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  4. Datilografia Braille

    Faz parte da leitura e escrita BRAILLE do aluno com deficiência visual.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  5. Educação Física

    Tem como objetivo contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades motora, cognitivas, efetivas e sociais, visando o hábito da pratica regular de atividades físicas como componente fundamental da educação, para uma vida saudável.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  6. Estimulação Pedagógica

    Possibilitar o avanço através de estímulos, atividades diversificadas e lúdica desenvolvida a percepção visual, oralidade, socializaçãao e o vínculo afetivo com seus pais, contribuindo de forma significativa para a superação do aprendizado.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  7. Escrita Cursiva para pessoas com Deficiência Visual

    Tem como objetivo principalo  aluno cego ou com baixa visão a fazer a assinatura do próprio nome em qualquer documento o mesmo seja inserido socialmente e legalmente como alfabetizado. 

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  8. Leitura e Escrita do Sistema Braille

    São efetuados como Sistema Braille, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A leitura é na ponta dos dedos, feita da esquerda para a direita, com o toque dos dedos, usando umas das mãos. A escrita é realizada usando reglete e o punção, e procedida da direita para a esquerda.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  9. Alfabetização com Caracteres Ampliados

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  10. Sala de Recursos Multifuncionais - Tipo 2

    São espaços localizados nas escolas ou em centro de atendimentos especializados para pessoas cegas ou de baixa visão. São constituídas de materiais pedagógicos, de acessibilidade de comunicação, de recursos como: impressora BRAILLE, máquina BRAILLE, reglete, punção, soroban, dentre outros...

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  11. Pesquisas na Internet e em outros meios

    Pesquisa em livros e em áudio e/ou pela internet de alunos de ensino fundamental I,II, ensino médio e universitário.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  12. SOROBAN

    Soroban é um instrumento utilizado para calcular matemática, usados por pessoas com deficiência visual, através desse instrumento, habilidades mentais relacionadas ao raciocínio lógico matemático e a concentração sõa desenvvolvidas.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.
  13. Curso leitura e escrita em Braille

    São efetuados com o Sistema BRAILLE, código utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

    Canais de atendimento

    presencial:

    Sem custos.

Onde é realizado?  arrow_upward
CENTRO EST DE ATEND EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CYRO ACCIOLY E CAP/AL

ee.cyroaccioly@educ.al.gov.br 3326-4983/3315-1362/3315-1363


Outras informações  arrow_upward

Não tem.

Este serviço não tem custos para o solicitante