É a devolução ou reembolso ao usuário (contribuinte) da quantia paga por serviço, comprovadamente, não prestado OU por serviço, comprovadamente, pago mais de uma vez.
Condutores e proprietários de veículos
Requerimentos
Os Condutores e proprietários de veículos em nome e CPF de quem é registrado a CNH - Carteira Nacional de Habilitação ou Registro do Veículo.
Mais informações
Para maiores informações contacte Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas por telefone 0800 0820154 ou (82) 3315-1533 ou por email detran@detran.al.gov.br
Em até 30 dias
Poderá variar de acordo com a complexidade.
Agendar o Serviço de Ressarcimento por Pagamento em Duplicidade
Agendar por meio do Agendamento Já!, para o protocolo do DETRAN Sede, CIRETRAN´s (interior) para taxas de veículos e habilitação, DETRAN - Central Já! Shopping Farol e DETRAN - Central Já! Parque Shopping (para taxas de habilitação), DETRAN - SAC Shopping Miramar e DETRAN - Central Já! Maceió Shopping (para taxas de veículos).
Documentos necessários
CPF;
Código de Endereçamento Postal (CEP) válido;
Possuir e-mail.
Canais de atendimento
Sem custos.
Dirigir-se ao local agendado para solicitar abertura de processo administrativo para ressarcimento
No dia e hora agendados, comparecer ao local para solicitar abertura de processo administrativo para Ressarcimento do Pagamento.
Documentos necessários
Requerimento padrão preenchido com justificativa e informação do número da guia do serviço a ser ressarcido, devidamente assinado pelo requerente;
Original e cópia da guia a ser ressarcida;
Original e cópia de documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identidade Profissional ou Reservista);
Original e cópia do CPF;
Original e cópia de comprovante de residência/Termo de Responsabilidade conforme portaria Nº 209/2013;
Cópia do cartão bancário (frente e verso) no nome do requerente ou comprovante legível que identifique a conta bancária (para depósito do valor a ser ressarcido). Poderá informar conta de terceiros desde que mediante autorização por procuração pública ou particular do dono da conta bancária, com firma reconhecida em cartório.
Canais de atendimento
presencial:Nas unidades de atendimento do Detran/AL.
Sem custos.
Acompanhar o trâmite do processo
Cada processo protocolado recebe um número individual e pode ser consultado por intermédio do sistema de acompanhamento de processos estaduais.
Canais de atendimento
web:http://integra.gestaopublica.al.gov.br/atendimento/ web:https://portal.sei.al.gov.br/
Sem custos.
10ª CIRETRAN - Maceió (Detran Sede)
ciretran.maceio@detran.al.gov.br -
1ª CIRETRAN - Matriz de Camaragibe
ciretran.matriz@detran.al.gov.br (82) 3251-1477
2ª CIRETRAN - Penedo
ciretran.penedo@detran.al.gov.br -
3ª CIRETRAN - União dos Palmares
ciretran.uniao@detran.al.gov.br (82) 3281-2977
4ª CIRETRAN - Santana do Ipanema
ciretran.santana@detran.al.gov.br (82) 3621-1983
5ª CIRETRAN - Arapiraca
ciretran.arapiraca@detran.al.gov.br (82) 3522-1121
6ª CIRETRAN - Palmeira dos Índios
ciretran.palmeira@detran.al.gov.br (82) 3420-1500
7ª CIRETRAN - Delmiro Gouveia
ciretran.delmiro@detran.al.gov.br (82) 3641-5944
8ª CIRETRAN - Central Já! São Miguel dos Campos
ciretran.smiguel@detran.al.gov.br (82) 3271-4977
9ª CIRETRAN - Viçosa
ciretran.vicosa@detran.al.gov.br (82) 3283-2148
11ª CIRETRAN - Atalaia
ciretran.atalaia@detran.al.gov.br (82) 3264-1245
12ª CIRETRAN - Girau do Ponciano
ciretran.girau@detran.al.gov.br -
13ª CIRETRAN - Coruripe
ciretran.coruripe@detran.al.gov.br -
DETRAN - Central Já! Shopping Farol
sac.farol@detran.al.gov.br 3315-1425
DETRAN - Central Já! Maceió Shopping
sac.maceioshopping@detran.al.gov.br 3315-2773
DETRAN - Central Já! São Miguel
jasaomiguel@seplag.al.gov.br (82) 3271-5270
DETRAN - SAC Shopping Miramar
sac.miramar@detran.al.gov.br (82) 3315-1602
DETRAN - Central Já! Parque Shopping
sacparqueshopping@detran.al.gov.br (82) 3315-1842
Podem ser ressarcidas pelo DETRAN/AL todas as taxas de serviços de CNH e Veículos, (constantes da lei estadual 7.310/2011, com alteração pela lei estadual 7.768/2015), e também as infrações de trânsito cobradas pelo orgão.
Tipo de conta bancária para receber o ressarcimento:
1) Os depósitos são feitos apenas em Conta Corrente, exceto quando da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;
2) Se a conta for da CAIXA, pode ser Conta Corrente (Op. 001), Poupança (Op.013), Caixa Fácil (Op. 023), Conta Corrente de Pessoa Jurídica (Op. 003).
3) Não é válida Conta Salário ou Cartão de Conta Benefício de nenhum banco.
Tipos de comprovantes de pagamento:
a) Comprovante de pagamento de bloqueto banco (ticket) expedido Casa Lotérica.
b) Comprovante de pagamento (autenticação) da Caixa Econômica e outros Bancos.
c) Comprovante de pagamento expedido no terminal de autoatendimento.
d) Comprovante de pagamento expedido pelo internetbanking.
e) Comprovante de pagamento de ordem bancária.
Este serviço não tem custos para o solicitante