Realização de Punção Pleural para Pacientes Atendidos na Emergência, Ambulatório Ou nas Unidades de Internação do HGE e UEA

  • O que é?

    Punção do tórax, com agulha específica , em pessoas apresentando derrame pleural (“água na pleura”), com a finalidade de

    esclarecimento diagnóstico e ou alívio de sintomas (por exemplo, “falta de ar”). Nos casos de suspeita de tuberculose é realizada ao

    mesmo tempo a retirada de fragmento (pedaço) da pleura para biópsia; nos casos de detecção de “pus” no derrame pleural, é

    introduzido um tubo no tórax para drenagem, que é mantido pelo tempo necessário, conforme evolução do quadro clínico.

    *NOTA:

    Apleura é uma membrana (tipo de “película”) que envolve os pulmões e pode ser acometida em casos de tuberculose e outras

    doenças.


  • Quem pode realizar?

    Paciente atendido no HGE,UEA  com derrame pleural;;

    Requerimentos

    - Paciente atendido no HGE,UEA com derrame pleural;

    - Solicitação assinada e carimbada por médico do HSJ, explicitando os motivos do exame;

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:


    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.

    A punção pleural é geralmente realizada no mesmo dia em que é detectada a sua necessidade,


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    • No caso de ser atendido no HGE e UEA  
    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco
    • Atendimento Medico

    O paciente é encaminhado apos classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente

    - Paciente atendido é diagnosticado com derrame pleural;

    - Médico assistente solicita a realização de punção pleural;

    - Cirurgião de plantão é convocado para realização da punção pleural;

    - Paciente é encaminhado pela enfermagem para o centro de procedimentos;

    - É realizada a punção pleural e o líquido colhido é encaminhado para exames no laboratório. Se houver suspeita de tuberculose o

    cirurgião retira um pedaço da pleura para biópsia. No caso de derrame com “pus” o cirurgião realiza a introdução de um dreno (tubo)

    no tórax do paciente, que ficará por tempo variável, até a drenagem completa da secreção

    Documentos necessários

    Solicitação medica

    Prontuario

    Cartão Nacional SUS

    RG- Identidade

    CPF

    , Comprovante de Endereço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com

    (82)3315-7411


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.

    Requisitos necessários para o solicitante 

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço

     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: