Realização de Paracentese para Pacientes Atendidos na Emergência, no Ambulatório ou nas Unidades de Internação do HGE UEA.

  • O que é?

    Punção da parede do abdome, com agulha específica, para retirada de líquido peritoneal (de dentro da cavidade do peritôneo), em

    pessoas apresentando suspeita ou diagnóstico de ascite (“barriga d’água”), com a finalidade de esclarecimento diagnóstico e para

    tratamento. • NOTA: O peritôneo é uma membrana que “forra” internamente toda a parede abdominal


  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual;

    Requerimentos

    - Paciente atendido com quadro de ascite e indicação de realização de paracentese de alívio ou para diagnóstico; -

    Solicitação assinada e carimbada por médico , explicitando os motivos do serviço;

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 minutos

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

     

    • Pacientes atendidos nas unidades 
    • O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que encaminha ao atendimento Médico para avaliação e procedimentos 
    • No caso de ser atendido no HGE e UEA  
    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco
    • Atendimento Medico

    O paciente é encaminhado apos classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessarios , como exames , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente 

    Paciente é atendido apresentando quadro de ascite; - Indicada a realização de paracentese de alívio (hipertensão porta) ou

    para diagnóstico;

    - Médico que realiza o atendimento faz a paracentese no próprio local do atendimento e encaminha o LÍQUIDO

    para o laboratório ou solicita a convocação do cirurgião ou encaminha para outro médico com experiência nesse procedimento;

    SE PUNÇÃO REALIZADA NO CENTRO DE PROCEDIMENTOS:

    - Paciente comparece ao Hhospital no dia e horário agendados ou, sepaciente internado, aguarda ser chamado pela enfermagem;

    - Paciente é encaminhado pela enfermagem para o centro de procedimentos;

    - Médico (clínico ou cirurgião de plantão) realiza a paracentese e encaminha o líquido colhido para exames, tais

    como: citologia, cultura, exame direto com pesquisa de germes específicos, colorações especiais.

    Documentos necessários

    Solicitação medica

    Prontuario do paciente

    Cartão SUS

    Carteira de identidade

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela Endereço: Avenida Siqueira Campos, 2095, Trapiche da Barra, Maceió-AL • Telefone: (82) 3315-3281/3277 Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly Endereço: Rodovia AL 220 km 05 S/N, Senador Arnon de Melo, Arapiraca/AL • Telefone: (82) 3539-8634


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Atendimento 24 horas para pacientes internos.

    Requisitos necessários para o solicitante 

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: