Realização de Biópsia de Gânglio Linfático para Pacientes Atendidos na Emergência

  • O que é?

    Retirada cirúrgica de gânglio linfático (linfonodo) em pessoas apresentando aumento do tamanho de gânglios linfáticos no pescoço,

    virilha, axila ou outros locais (“landra”ou “íngua”) e com suspeita ou diagnóstico de doença infecciosa, com a finalidade de

    esclarecimento diagnóstico. Exemplos de diagnósticos: tuberculose, leishmaniose, micoses sistêmicas e outras doenças

    infecciosas.


  • Quem pode realizar?

    cidadão;

    Requerimentos

    Paciente atendido nocom suspeita ou diagnóstico de doença infecciosa, apresentando aumento de gânglios linfáticos em
    tamanho ou em número ou ambos;
    - Solicitação assinada e carimbada por médico explicitando os motivos do exame;
    - Boletim de atendimento do SAME no caso de atendimento na emergência ou ambulatório

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 15 dias

    Informações:

    Variavel, podendo ser realizada no mesmo dia da solicitação, no caso dos pacientes internados, ou demorar até quinze dias para o atendimento.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO OU NA EMERGÊNCIA -

    Paciente com suspeita ou diagnóstico de doença infecciosa é
    atendido na unidade hospitalar apresentando aumento de gânglios linfáticos em tamanho ou em número ou ambos;
    - Médico que realiza o atendimento encaminha paciente para biópsia de gânglio;
    - Paciente comparece ao local de marcação com a solicitação assinada e carimbada pelo médico (; - É realizado o agendamento para realização da biópsia de gânglio;
    - Paciente é informado sobre dia e hora da biópsia de gânglio;
    - Paciente comparece no dia e hora marcados;
    - É realizada a biópsia de gânglio pelo cirurgião de plantão, que encaminha o material para exames de laboratório.

    PACIENTES INTERNADOS:
    -Médico assistente detecta a necessidade de biópsia de gânglio e solicita a realização do procedimento;
    - Cirurgião de plantão é chamado para realização do procedimento;
    - Paciente é levado ao centro de procedimentos e o cirurgião realiza a biópsia de gânglio, conforme solicitado;
    - Material coletado é enviado para exames específicos;
    -Paciente é levado de volta ao leito na enfermaria onde está internado.

    Documentos necessários

    Prontuário do paciente

    Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço

    Carteira de identidade,

    Cartão do SUS

    Comprovante de residencia

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: : Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    serviços sesau

    direcaogeralh@gmail.com

    82 00000000


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tempo estimado para realizar esse serviço é variavel, podendo ser realizada no mesmo dia da solicitação, no caso dos pacientes internados, ou demorar até quinze dias para o atendimento.

    Requisitos necessários para o solicitante

    - Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico de urgência e emergência

    - ter prontuário médico

    Paciente atendido com suspeita , apresentando aumento de gânglios linfáticos em tamanho ou em número ou ambos;

    - Solicitação assinada e carimbada por médico explicitando os motivos do exame;

    - Boletim de atendimento do SAME no caso de atendimento na emergência ou ambulatório

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.


     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: