Atendimento de Pessoas Expostas ao Risco de Contaminação com Material Biológico

O que é?

Atendimento médico para pessoas expostas ao risco de contaminação com material biológico (secreções corpóreas, sangue, secreções sexuais), tais como: crianças e adultos vítimas de violência sexual, pessoas que sofreram acidente profissional com material perfurante e/ou cortante ou contato de mucosas com material biológico. Após a exposição o paciente recebe o primeiro atendimento na emergência, no período noturno, finais de semanas e feriados, ou no ambulatório no horário comercial de segunda a sexta. Em seguida marca a consulta no ambulatório para o acompanhamento durante seis meses conforme orientação do Ministério da Saúde.
 

Quem pode realizar?

Pessoas expostas ao risco de contaminação com material biológico;

Requerimentos

- História de exposição a material biológico através de relações sexuais ou acidentes com instrumentos perfurantes ou cortantes ou contato de mucosas;

- Atendimento anterior no hospital-dia ou na emergência do HGE ou UEA

imediatamente após a exposição;

- Número de prontuário do HGE ou UEA 

; - Encaminhamento médico. 

Mais Informações

Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br

Tempo estimado

Informações:

Após atendimento inicial no hospital dia ou emergência a consulta é marcada para 15dias (em média)/ A espera no dia da consulta é conforme ordem de chegada
 

Etapas para a realização

1. Atendimento


- Paciente com história de exposição a material biológico, após ser atendido no hospital dia ou emergência do HGE e UEA, recebe orientação para comparecer a consulta de acompanhamento ambulatorial;

- É agendada consulta no ambulatório;

- Paciente recebe o cartão do usuário com dia e hora da consulta marcada no ambulatório de “Exposição a material biológico”;

- No dia do atendimento recebe senha por ordem de chegada, e aguarda a chamada. Terão prioridade de atendimento: idosos, gestantes, pessoas com criança de colo, pessoas com necessidades especiais. 

Documentos necessários

Encaminhamento Medico com solicitação de atendimento

Prontuario do paciente

Cartão SUS

Carteira de identidade

CPF

Canais de atendimento

PRESENCIAL

Onde é realizado?


Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

hgealgabinete@gmail.com

(82)3315-7411

Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly

hedhagreste@outlook.com

(82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com

Outras informações

Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

•            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

 

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

•            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

 

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

•            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

Este serviço não tem custos para o solicitante