Consulta Gastroenterologista Hospital Metropolitano de Alagoas

  • O que é?

    A gastroenterologia é uma especialidade que diagnostica e trata de todo o aparelho digestivo

    que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino,

    chegando ao reto. Algumas condições tratadas pelo especialista são as doenças inflamatórias

    intestinais, gastrite, úlceras, pedra na vesícula, refluxo gastroesofágico, infecções relacionadas

    ao Helycobacter pylori, cisto pancreático, pancreatite crônica, esteatose hepática, hepatites,

    doença celíaca, constipação intestinal e câncer do intestino.

    Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem órgãos relacionados à digestão são

    indícios de que você deve procurar o gastroenterologista entre eles estão: enjôo, azia ou

    queimação no estômago, refluxo, vômitos, alteração na digestão, dor abdominal; diarreia; prisão

    de ventre; gazes; inchaço ou distensão abdominal.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação.

    Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.Encaminhamento através do laudo para solicitação de consulta especializada;

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 40 minutos

    Informações:

    Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.


  • Etapas para a realização
    1. Agendar

    1. Marcar procedimento

    A marcação para este procedimento será realizada após atendimento do usuário por uma

    Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente será atendido por um médico que verificará a

    necessidade de um serviço especializado e encaminhará a solicitação pelo Sistema de

    Regulação Médica Estadual.

    O procedimento será autorizado pela Central de Regulação Estadual, responsável por definir

    onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário

    e a complexidade do caso.

    Documentos necessários

    Solicitação Médica

    Prontuario

    Cartão Nacional SUS

    RG- Identidade •

    Comprovante de Endereço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento

    2. Atendimento

    .1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.

    2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos

    (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).

    3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do

    SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).

    .4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para

    triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.

    5 - Realização do atendimento médico: o paciente será avaliado, em seguida o médico

    responsável indicará o tratamento adequado ao cidadão.

    Documentos necessários

    RG identidade . Comprovante de identificação

    Cartão SUS

    Autorização emitida pela central de Regulação

    CPF

    Autorização emitida pela Central de Regulação

    Guia de Encaminhamento do SISREG

    Autorização interna do hospital para realização do Procedimento( pacientes internados)

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: