A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. É um exame que fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. A tomografia com contraste é realizada com auxílio de um líquido que ajuda na identificação de potenciais tecidos doentes. Esse composto químico é injetado no paciente antes do exame para melhorar a qualidade das imagens.
Deita-se na mesa do aparelho (chamado de tomógrafo), em posição que varia conforme a parte do corpo a ser escaneada. Por meio de ampola de raios-x e detectores, o equipamento capta diversas imagens durante alguns minutos.
Administrar contraste iodado – pela boca, por sondas ou pelas veias do paciente. A substância ajuda a definir melhor vasos sanguíneos e lesões.
Cidadão;
Requisitos pacientes referenciados
Pacientes encaminhados via Central de Regulação;
Pacientes em acompanhamento no Hospital
Pacientes encaminhados das unidades de saúde para atendimento de urgência e emergência
Requisitos Para Exames
Solicitação conforme avaliação clínica realizada pelo médico para pacientes que deram entrada na urgência e emergência, e para pacientes internados, pacientes da unidade de terapia intensiva e pacientes do centro cirúrgico.
Requisitos Atendimento Ambulatorial.
Pacientes encaminhados via Central de Regulação;
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Tempo estimado para realizar esse serviço
Unidades Referenciadas
Prazos
. Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
Prioridade de atendimento: Conforme gravidade
Unidades emergência e
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento
ATENDIMENTO
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento medico.
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários,
Após avaliação, o médico solicita o exame e o paciente é encaminhado para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes.
ACOLHIMENTO
Pacientes atendido nos ambulatórios de especialidades, com a autorização de serviço do Sistema de Regulação
Na recepção o paciente entrega o formulário de agendamento de consulta pelo sistema estadual de regulação e aguarda o atendimento conforme ordem de chegada
Cidadão, com a autorização de serviço do Sistema de Regulação
Na recepção o paciente entrega o formulário de agendamento pelo sistema estadual de regulação e aguarda o atendimento conforme ordem de chegada.
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento
ATENDIMENTO
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento medico.
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como exames, fazer medicação, internar; conforme o quadro clinico do paciente necessário para Tratamento
Após avaliação, o médico solicita o exame e o paciente é encaminhado para realização do procedimento pela equipe de atendimento, seguindo os protocolos existentes.
Prontuario de atendimento
Solicitação Médica,
Carteira de identidade,
Cartão SUS
CPF
PRESENCIAL: Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela Endereço: Av. Jorge de Lima, nº 2095, Trapiche da Barra, Maceió-AL Telefones: (82)3315-7411
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Este serviço é gratuito para o solicitante
Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105
Este serviço não tem custos para o solicitante