Ecocardiograma Bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.
Contraindicação
Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos.
Como é feito
Com o paciente deitado, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. Em mulheres, será
necessário a exposição do tórax porém a clínica disponibiliza um avental para cobrir as mamas.
Preparo
Não é necessária nenhuma preparação antes do exame.
Cidadão;
1- Possuir prontuário no Hospital ; 2- Solicitação médica do exame devidamente preenchido; essa solicitação é oriunda do médico; 3- Possuir número do cartão nacional de saúde; 4- Documento de identidade, que possua foto, data de nascimento e nome da mae; 5- Comprovante de residência (endereço com CEP).
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo mínimo: 45 minutos
Tempo Máximo: 60 minutos
Informações:
De acordo com a urgencia do caso
Tempo gasto para realização do exame: 45 a 60 minutos.
1- Para pacientes internados O exame deverá ser solicitado pelo cardiologista o médico que faz o acompanhamento do paciente; 2- Para pacientes encaminhados pelas unidades após alta O agendamento ocorre de forma presencial no Serviço de Pacientes Externos (ambulatório) e; 3- No ato da marcação do exame o usuário receberá por escrito todas as informações necessárias para a realização do exame.
Solicitação Medica para o exame,
Cartão Nacional de saúde
CPF
RG,
PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento
1- Para pacientes internados nos hospitais Paciente encaminhado para sala de exame e o procedimento é realizado por profissional Médico
Prontuario de atendimento
PRESENCIAL: Nas Unidades de saúde que realiza atendimento
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço é gratuito para o solicitante
Este serviço não tem custos para o solicitante