O cateterismo cardíaco é usado para diagnóstico e/ou tratamento de várias condições cardíacas.
Consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.
O cateterismo cardíaco é muito utilizado para diagnosticar e/ou tratar diversas condições cardíacas, dentre as quais: avaliar as artérias coronárias que irrigam a musculatura do coração, desobstruir artérias e válvulas devido ao acúmulo de placas de gordura, verificar se existem lesões nas válvulas e do músculo cardíaco, verificar a existência de alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames, mostrar em detalhes malformação congênita em recém-nascidos e crianças.
O médico pode recomendar o cateterismo cardíaco para várias razões diferentes. A razão mais comum é para avaliar dor no peito, a qual pode ser sintoma de doença da artéria coronária e o cateterismo cardíaco pode mostrar se a placa está estreitando ou bloqueando as artérias cardíacas.
Fonte SIGTAP
Pacientes em atendimento ou internados nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;
- Solicitação conforme avaliação clínica realizada pelo médico para pacientes que deram entrada na urgência e emergência, e para pacientes internados, pacientes da unidade de terapia intensiva e pacientes do centro cirúrgico
Pacientes encaminhados via Central de Regulação;
Pacientes em acompanhamento na unidade.
Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico de urgência e emergência
Ter prontuário medico
Ter prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 30 dias
Informações:
Conforme agenda e emergencia do caso
Pacientes Atendidos na Unidades de Urgência e Emergência
O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.
O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, para o Tratamento como exames, fazer medicação, internar; assim como se necessário solicitar avaliação de especialista conforme o quadro clinico do paciente e de acordo com o protocolo de acesso
Após avaliação do Medico Cardiologista Dependendo do grau de risco da paciente é encaminhado para os diversos seguimentos do protocolo do Serviço de Cardiologia..
É um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco ou em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio e planejar a melhor estratégia de intervenção.
O Cateterismo é Feito sob anestesia local, é realizada uma pequena abertura para entrada do cateter na pele da virilha ou do antebraço na altura do punho ou cotovelo, a seguir é feita a inserção do cateter na artéria (geralmente, radial, femoral ou branquial) que será conduzido até o coração.
São localizadas as entradas das artérias coronárias direita e esquerda e a seguir a injeção de contraste à base de iodo que permite a visualização das imagens das artérias e de possíveis pontos de entupimento. Também é injetado contraste no ventrículo esquerdo para visualização do bombeamento cardíaco.
O exame não causa dores, sendo normal o paciente sentir uma onda passageira de calor no peito quando se injeta o contraste. Normalmente, o exame não demora mais que 30 minutos
. Estabelecido o diagnóstico e o grau da obstrução arterial, o cardiologista intervencionista poderá decidir por tratamento intervencionista imediato, que seria a angioplastia coronária ou programar o tratamento subsequente.
Pacientes Encaminhados pela central de regulação Estadual
Com a solicitação ) devidamente preenchida e todos os outros documentos necessários,para agendamento do exame.
- Por ocasião do agendamento o paciente receberá as informações necessárias para a realização do exame
Na recepção o paciente entrega o formulário de agendamento de consulta pelo sistema estadual de regulação e aguarda o atendimento conforme ordem de chegada.
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento
Atendimento
-Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento medico
Após avaliação do Medico Cardiologista Dependendo do grau de risco da paciente é encaminhado para os diversos seguimentos do protocolo do Serviço de Cardiologia..
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Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço
Cartão SUS
Cópia da identidade,
CPF
Comprovante de residencia
Formulário de agendamento do sistema de regulação (Para pacientes agendados pela central de regulação)
PRESENCIAL: Nas unidades Estadual que realizam o serviço
hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com
(82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).
Requisitos necessários para o solicitante
- Solicitação conforme avaliação clínica realizada pelo médico para pacientes que deram entrada na urgência e emergência, e para pacientes internados, pacientes da unidade de terapia intensiva e pacientes do centro cirúrgico
Pacientes encaminhados via Central de Regulação;
Pacientes em acompanhamento na unidade.
Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico de urgência e emergência
Ter prontuário medico
Ter prescrição médica solicitando o serviço
-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Este serviço não tem custos para o solicitante