Atendimento de Fisioterapia aos Pacientes Internados

  • O que é?

    Fisioterapia hospitalar tem como principal objetivo dessa especialidade é avaliar e prevenir complicações respiratórias, neurológicas e motoras que podem surgir em uma internação hospitalar .

    Atendimento de pacientes no leito das enfermarias ou da terapia intensiva; utilizando recursos físicos, manuais ou aplicação de instrumentos. O atendimento fisioterápico é realizado em adultos e crianças internados, que necessitam de reabilitação, recuperação de funções ou alívio de sintomas. É oferecido neste serviço técnicas de fisioterapia, como mobilização no leito, técnicas respiratórias, treino muscular, orientação de posturas no leito, mudança de posição, orientação para sentar e se levantar, treino de marcha, uso de compressas e técnicas manuais para alivio de sintomas. A finalidade da fisioterapia é restabelecer funções, tais como: movimentação perdida, autonomia da respiração e alívio de dores.


  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde;

    Requerimentos

     Estar internado na UTI ou em enfermaria de adulto ou pediátrico dos hospitais da rede estadual 

    Prescrição de Fisioterapia em prontuário pelo médico assistente.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    O tempo médio de atendimento é de 45 minutos, podendo haver uma variação para mais ou para menos, dependendo da quantidade


  • Etapas para a realização
    1. Atendimeto


    O medico que faz o atendimento ao paciente faz uma avaliação minuciosa em cada paciente para que o fisioterapeuta possa traçar os objetivos específicos de acordo com cada caso para avaliar e . prevenir complicações respiratórias, neurológicas e motoras que podem surgir em uma internação hospitalar .


    Atendimento


    A fisioterapeuta faz a visita nas enfermarias, identifica os pacientes que estão com prescrição em seu prontuário para receber o tratamento fisioterápico; na unidade de terapia intensiva o fisioterapeuta fica de plantão, no período de 07h às 19h. É feita uma avaliação funcional e então o paciente é admitido para o serviço e a partir de então são realizados atendimentos diários, de acordo com a necessidade até que a função seja restabelecida ou que seja dada a alta do paciente. A fisioterapeuta através de sua avaliação decide qual recurso ou técnica vai utilizar para cada caso. Durante as visitas as enfermarias a fisioterapeuta também observa os pacientes de uma forma geral a fim de encontrar pacientes que necessitam do serviço e que porventura não estejam prescritos, ao identificá-lo o médico assistente será comunicado e caso concorde com a indicação de fisioterapia o mesmo será prescrito e admitido no serviço.


    Documentos necessários

    Solicitação medica para realização do exame,

    Prontuário do paciente

    Carteira de identidade

    , Cartão SUS

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: :Nas Unidades de saúde da Rede Estadual de saúde que realiza atendimento


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde


     

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

     

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  setor de Radiologia das Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: