Tratamento Fora de Domicilio

  • O que é?

    Trata-se da inserção de pacientes no Programa TFD. Este consiste no Programa instituído pela Portaria nº 055/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde). É um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no Estado de origem por falta de serviços habilitados.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    População usuária do SUS que não obtiver o procedimento no território de Alagoas.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Não estimado.


  • Etapas para a realização
    1. Cadastro do paciente

    Paciente apresenta-se pessoalmente ou através de representante, para realizar o cadastramento no Programa.

    Documentos necessários

    Cartão Nacional SUS,

    Laudo emitido por médico do SUS do estado de alagoas, contendo justificativa da não realização do procedimento no estado

    Carteira de identidade

    CPF

    Comprovante de residencia

    Dados bancários

    Copia de exames complementares.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    2. Atendimento com serviço social

    O Serviço Social é o setor responsável pela inserção do paciente no sistema TFD, e demais orientações pertinentes ao caso ou situação. Após cadastrado é encaminhado para avaliação/ parecer da junta médica do TFD.

    Documentos necessários

    CPF, identidade, Cartão Nacional SUS, comprovante de residência, dados bancários, laudo emitido por médico do SUS do estado de alagoas, contendo justificativa da não realização do procedimento no estado e exames complementares.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    3. Avaliação do laudo pela junta médica

    Trata-se do parecer, de acordo com exames, relatório e justificativa de médico do SUS de Alagoas, que informa não haver o tratamento no estado. A junta avaliará a doença e se a mesma poderá ser tratada no estado de alagoas. Se caso positivo, a solicitação de TFD será negado. Em caso negativo, retornará para o serviço social para a possibilidade e disponibilidade de atendimento (via SUS) do procedimento em outros estados. 

    Documentos necessários

    CPF, Identidade, cartão nacional SUS, comprovante de residência, dados bancários, laudo emitido por médico do SUS do estado de alagoas, contendo justificativa da não realização do procedimento no estado e exames complementares.CPF, Identidade, cartão nacional SUS, comprovante de residência, dados bancários, laudo emitido por médico do SUS do estado de alagoas, contendo justificativa da não realização do procedimento no estado e exames complementares.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    4. Marcação de procedimentos em unidades fora do estado

    Após avaliação da junta médica do TFD, o serviço social articulará com outras Unidades (SUS/conveniada) de outros Estados, o procedimento/ consulta solicitada.

    Documentos necessários

    CPF, Identidade, cartão nacional SUS, comprovante de residência, dados bancários, laudo emitido por médico do SUS do estado de alagoas, contendo justificativa da não realização do procedimento no estado e exames complementares.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    5. Agendamento do Paciente para Emissão de Passagem Aérea

    Após confirmação de procedimento em outra Unidade (SUS), será solicitado ao paciente o comparecimento para a emissão da passagem aérea, onde o mesmo informará o vôo que se adequa ao horário de atendimento na unidade

    Documentos necessários

    Identidade ou documento com foto

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    6. Emissão de passagem aérea

    O documento de solicitação de passagem aérea (paciente e acompanhante) é encaminhado juntamente com cotação para liberação do ordenador de despesas. Após assinatura, é enviado para a emissão através da AMGESP-  Agência De Modernização Da Gestão De Processos.

    Documentos necessários

    O documento de solicitação de passagem aérea (paciente e acompanhante

    Canais de atendimento
    7. Emissão de folhas para pagamento de ajuda de custo aos pacientes e acompanhante que se deslocam para outros estados

    É obrigação do paciente o envio de declaração e/ou relatório médico informando os dias em que houve procedimento/ consulta. A diária é paga conforme Portaria nº55/1999 (SAS/MS) .

    Documentos necessários

    Declaração e/ou relatório médico informando os dias em que houve procedimento/ consulta

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105

    8. Despesas com óbito: traslado (aéreo/terrestre), serviços funerários

    Para os casos em que o paciente venha a óbito fora do Estado, a SESAU arcará com as despesas do serviço funerário. Para os casos em que o paciente vir a óbito dentro do Estado, a responsabilidade será do Município.

    Documentos necessários

    Atestado de óbito

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105


  • Onde é realizado?

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau)

    sesau.ascom@gmail.com

    (82) 9 88829762- 3315 / 1104 / 1105

    Tratamento Fora de Domicílio - TFD

    tfd.alagoas@gmail.com, PARA DEMANDAS ADMINISTRATIVAS – ASSESSORIATFDAL@GMAIL.COM, PARA DEMANDAS DOS PACIENTES – TFDSERVICOSOCIAL@GMAIL.COM

    (82) 3315-6550/ 5117 , RECEPÇÃO - (82) 98833-4104; SERVIÇO SOCIAL – (82) 98884-6004; SETOR PASSAGENS – (82) 98802-3131.


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Requisitos necessários para o solicitante 

    População usuária do SUS que não obtiver o procedimento no território de Alagoas.

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o serviço

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.


     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: