Cadastro de Doador Voluntário de Medula Óssea

  • O que é?

    Atender interessados em se candidatarem à doação de medula óssea, registrando-os em uma base nacional no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) que reúne as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se voluntariam a doar medula para pacientes que precisam do transplante. 

    O candidato deve se dirigir ao HEMOAL, onde serão feitos o cadastro e a coleta de uma amostra de sangue, a ser encaminhada aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, registrados no Ministério da Saúde. Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado dos exames de Histocompatibilidade (HLA) do doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e o do paciente, informação armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para confirmação da compatibilidade, exames complementares e para realizar a doação propriamente dita.

    O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível na população em geral pode chegar a 1 em cada 100 mil pessoas.

    Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

    O doador será acionado de acordo com a compatibilidade da sua medula óssea e será instruído a comparecer a uma unidade hospitalar. A doação pode ser realizada através de um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos, sob anestesia peridural ou geral. Há também uma outra forma de doação, realizada através de um método denominado aférese, onde as células são coletadas por via periférica, semelhante a uma doação de sangue. O doador doa no máximo 10% de sua medula, que se recompõe em 15 dias.

    Realiza coleta de amostra de sangue (5 ml) de doador voluntário de medula óssea para compor o cadastro nacional do REDOME (registro nacional de doadores de medula óssea).


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    Requisitos minimos para o cadastro: Apresentar documento de identidade com foto. Idade entre 18 e 55 anos.boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas.

    Os principais beneficiados com o transplante são: pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, etc

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 20 minutos

    Informações:

    o Procedimento é de até 20 minutos para fazer cadastro

    O processo de cadastramento de candidatos à doação de medula é feito presencialmente. Não há cadastramento nem agendamento e o atendimento é por ordem de chegada e demanda pouco tempo


  • Etapas para a realização
    1. Cadastro

    O Cidadão deve emcaminhar-se para uma unidade de atendimento para realizar o cadastro.

     

    Preencher documentação

    Preencher ficha de identificação do candidato e termo de consentimento

    DOCUMENTAÇÃO

    Formulário de identificação do candidato à doação de medula (preenchido)

    Formulário do Termo de Consentimento (assinado)

    Documentos necessários

    Documento de Identidade oficial com foto, dentro do prazo de validade.

    Formulário de identificação do candidato à doação de medula (preenchido)

    Formulário do Termo de Consentimento (assinado)

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Rua Dr. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra - CEP: 57010-382 - Maceió/AL,Endereço Postal: Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima – Arapiraca/AL

    2. Colher sangue

     

    Colher sangue

    Colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (*Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).

     

    Manter dados atualizados:

    A atualização de dados do candidato à doação de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) somente é feita no site do INCA, órgão responsável pelo cadastro nacional, mesmo que a entrada tenha sido pelo HEMOAL O formulário para atualização dos dados está disponível em http://www1.inca.gov.br/doador/.  O voluntário pode ser chamado para efetuar a doação com até 60 anos de idade.

    Observações:

    Esta etapa é essencial para localização do doador.

    Assim como todos os hemocentros públicos brasileiros,  o HEMOAL  atua na orientação junto aos candidatos sobre os procedimentos para a doação de medula e na coleta das amostras, encaminhando-as aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, cadastrados no Ministério da Saúde. A partir desse momento, os hemocentros não têm mais participação ativa, não recebem os resultados dos exames de Histocompatibilidade (HLA) para determinação do “perfil genético” e não têm acesso ao Cadastro Nacional de Doadores de Medula (Redome). Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado de HLA do doador cadastrado no Redome e o do paciente, informação que fica armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação propriamente dita. O candidato não receberá o resultado do HLA, pois este tipo de teste somente é importante para verificar a compatibilidade do transplante.

    Documentos necessários

    Documento de Identidade oficial com foto, dentro do prazo de validade.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Endereço Postal: Rua Dr. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra - CEP: 57010-382 - Maceió/AL,Endereço Postal: Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima – Arapiraca/AL


  • Onde é realizado?

    HEMOAR - Hemocentro de Arapiraca

    hemoar@saude.al.gov.br

    (82)-3521-4934/ 3522-6398

    Hemocentro de Alagoas-HEMOAL - HEMOAL

    hemoal@saude.al.gov.br

    HEMOAL SEDE: (serviço social) 3373-9628 Dispensação: 3373-9627 HEMOAL TRAPICHE: 3315-2109


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Requisitos minimos para o cadastro: Apresentar documento de identidade com foto. Idade entre 18 e 55 anos.boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas.

    A realização do serviço depende da demanda.

    Legislação

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece através de Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC), critérios para o funcionamento, segurança do usuário dos serviços e autorização de funcionamento exercendo desta forma papel principalmente fiscalizador.

    Portaria de Consolidação MS 04 de 28/09/2017)

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.


     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde é realizado serviço

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: