O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Estadual
Acesso à Informação
A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.
O SIC possui as seguintes atribuições:
· Atender e orientar o público quanto ao acesso às informações;
· Conceder o acesso imediato à informação disponível;
· Informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;
Compete ao SIC disponibilizar ao requerente a informação pleiteada, de forma clara e precisa, ou indicar o local em que o requerente pode buscar a informação, caso já esteja disponível no Portal da Saúde, SIC, e tem a responsabilidade de responder ao cidadão no prazo da LAI, conforme Decreto nº 7724/2012.
Na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas este serviço está disponível para atendimento ao público, sendo realizado das seguintes formas:
· Atendimento Presencial
· Acesso eletrônico Formulário
Qualquer interessado pode fazer um pedido de informação por meio do SIC. Não é necessário justificar. Para que a solicitação seja atendida com rapidez e eficiência é importante apresentar de forma clara a informação desejada. O prazo para apresentação da resposta ao solicitante é de até 20 dias corridos (a contar do registro no Sistema e-SIC), podendo ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa formal. Caso a informação solicitada seja negada, incompleta ou inadequada, o solicitante tem o direito de entrar com recurso em até 10 dias após a ciência. A Autoridade de Monitoramento (Art. 40 da Lei nº 12.527/2011) tem 5 dias para apreciar o recurso e apresentar nova resposta ao demandante.
Pessoa física, jurídica ou representante.;
Cadastrar registrar o seu pedido na Plataforma http://e-sic.al.gov.br
E-mail: sic@saude.al.gov.br
Telefone: (82)3315-5115
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 10 minutos
Informações:
Estimado em 10 minutos conforme demanda
Acessar o site do órgão; Item Acesso à Informação; Serviço de Informação ao Cidadão - SIC; E-sic (e-sic.al.gov.br); realizar o cadastro e preencher a solicitação.
O pedido de acesso deverá conter:
• Nome do solicitante
• Apresentação de documento de identificação válido.
• Especificação, de forma clara e precisa, da informação solicitada.
• Endereço físico ou eletrônico do solicitante, para recebimento de comunicações ou da informação solicitada.
Carteira de identidade CPF
Cadastro de Pessoas Físicas - CPF, ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ
E-MAIL: http://e-sic.al.gov.br
PRESENCIAL: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Secretaria de Estado da Saúde. AlagoaAv. da Paz, 1030, Jaraguá, Maceió-Alagoas. CEP: 57025-050. sic.@saude.,al.gov.br (82) 3315-5115
sesau.ascom@gmail.com
(82) 9 88829762- 3315 / 1104 / 1105
sic.@saude.,al.gov.br
(82) 3315-5115
Este é um serviçoatende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
•
Este serviço é gratuito para o solicitante
Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) – Av. da Paz, 978 Jaraguá, Maceió-Alagoas Cep: 57022-050. Fones: (82) 3315 1103 / 1104 / 1105
Este serviço não tem custos para o solicitante