São tipos de serviços que providencia assistência de urgência clínicas agudas ou subitas.A função dos serviços de Urgência médica é prestar tratamento a quem necessite de intervenção médica de urgência, tendo como objetivo prestar assistência ao paciente.
Cidadão;
Pacientes fazer cadastro para ter prontuário medico
Ser paciente atendido na unidade hospitalar do serviço médico de urgência e
emergência
Pacientes em atendimento ou pacientes internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde
O Usuário ter Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do
serviço, no caso paciente em atendimento ou no caso de pacientes
internados nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
1-Pacientes atendidos no: Unidade Mista Drª Quitéria bezerra de Melo, Unidade mista Senador Arnon de Melo, Hospital geral professor Ib gatto Falcão, e nas Unidades de Apoio de saúde: Clinica infantil e Policlínica Denilma bulhões
Recepção
O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que realiza a triagem encaminha ao atendimento Médico
Atendimento Médico
Após o cadastro na recepção o paciente é encaminhado para atendimento, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avalição irá encaminha-lo o para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico, para realização de procedimentos necessários para atendimento ao quadro clinico do paciente.
2- No caso de Pacientes atendidos nas Unidade de Pronto Atendimento UPA Noel Macedo Melo
Unidade de Pronto Atendimento UPA Galba Novaes
Unidade de Pronto Atendimento Assistencial UPA Dr. Claudio Costa
Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto
Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr. Delio Almeida e Unidades de Emergência Hospital Geral do Estado (HGE ),E Unidade de Emergência do Agreste (UEA)
Recepção
O paciente ou acompanhante faz a ficha de atendimento dando dados de identificação onde se registra e encaminhado para Classificação de atendimento.
Acolhimento
O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.
Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.
Atendimento Médico
O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;
O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente.
Carteira de identidade,
Cartão SUS
Prontuário do Paciente
PRESENCIAL: Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM). Avenida Dona Constança, 1213 – Poço. direcaogeral_hm@saude.al.gov.br Telefones: 3131-1350/1351
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
A realização do serviço depende da demanda.
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço não tem custos para o solicitante