Licença por acidente em serviço ou doença profissional

  • O que é?

    É a licença concedida em caso de acidente em serviço ou doença profissional.

     


  • Quem pode realizar?

    Servidor(a);

    Representante do servidor (a);

    Requerimentos

    Comunicar à Superintendência de Valorização de Pessoas - SVP (RH) o ocorrido e obtenção da GAP com direcionamento à Perícia Médica.


    Podem ser considerados representantes do servidor(a):

    • Esposo(a), pai, mãe, irmão ou irmã, demais familiares ou amigos.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio por telefone (82) 3315-1511 ou por email das@seplag.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 20 dias-corridos

    Informações:

    Até 20 dias.


  • Etapas para a realização
    1. Solicitar Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

     A CAT pode ser solicitada diretamente ou através de seu representante à Unidade de Gestão de Pessoas. A CAT é um documento que registra a ocorrência do acidente de trabalho, sendo obrigatório.

    Informações adicionais sobre esta etapa: 

    • Será necessário comprovar a ocorrência do acidente de trabalho, que poderá ser feita mediante a comprovação de pronto atendimento médico (ex: atendimento do SAMU, pronto-socorro, etc.), duas testemunhas do acidente de trabalho, a descrição do acidente, agente causador, se foi necessário encaminhar para atendimento médico, se teve internação ou não, dentre outras informações.

    Documentos necessários

    Comprovação de pronto atendimento médico (ex: atendimento do SAMU, pronto-socorro, etc.);

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Unidade de Gestão de Pessoas do Órgão em que a servidora trabalha.

    2. Solicitar a Guia de Avaliação Pericial - GAP (caso ainda não tenha)

     A GAP pode ser solicitada diretamente ou através de seu representante à Unidade de Gestão de Pessoas. A GAP é composta pela solicitação da avaliação pericial propriamente dita e do Protocolo de Inspeção Médica - PIM, sendo, este último, o documento que informa a conclusão da perícia.

    Informações adicionais sobre esta etapa: 

    • É direito do servidor(a) o acesso à GAP para a solicitação do benefício, desde que sejam cumpridos os prazos de até três (03) dias úteis para a apresentação do atestado médico ou odontológico e desde que o atestado médico esteja devidamente preenchido.

     

    Documentos necessários

    Atestado médico;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Unidade de Gestão de Pessoas do órgão em que o servidor (a) trabalha.

    3. Agendar uma avaliação pericial

    O agendamento pode ser feito:

    • pelo Sistema de Perícia Médica que realiza os agendamentos por meio eletrônico (feito apenas pela Unidade de Gestão de Pessoas);
    • por uma Central de Agendamento que atende de forma presencial ;
    • ou por telefone (podendo ser feito pelo próprio servidor (a).

    Informações adicionais sobre esta etapa: 

    • Quando concluído o agendamento, o servidor(a) receberá um número de protocolo que deverá ser anotado na Guia de Avaliação Pericial — GAP, juntamente com a data e nome do atendente que realizou o agendamento.

    Documentos necessários

    Guia de Avaliação Pericial – GAP;

    CPF da servidor (a) a ser periciada;

    Atestado médico com o diagnóstico (CID) da patologia e o tempo necessário de afastamento - (o atestado precisa ser elaborado em papel timbrado que identifique o médico ou a unidade de saúde que o emitiu);

    Exames complementares;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional — SPMSO

    WEB: http://pericia.seplag.al.gov.br

    TELEFONE: (82) 3315-1842 | 3315-1819 | 98867-6516

    4. Solicitação da licença por acidente em serviço ou doença profissional

    Comparecer ao prédio sede da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional – SPMSO na data e horário marcados, munido da documentação necessária.

    • Será entregue o nº do processo, portanto não será entregue o PIM como antes;
    • O agendamento será realizado no órgão de origem (RH´s), pois não agendamos nem presencialmente e nem por telefone como antes;
    • O laudo de readaptação será enviado via processo.

    Caso:

    • No caso da impossibilidade do servidor comparecer à sede da SPMSO para avaliação, deverá encaminhar um representante à unidade de Gestão de Pessoas à qual está lotado, solicitar a Guia de Avaliação Pericial - GAP e, em seguida, comparecer à SPMSO para os procedimentos pertinentes, munido de relatório médico comprovando a impossibilidade de locomoção, exames e declaração hospitalar, em caso de internamento, convém esclarecer em que se faz necessária visita domiciliar.

    Documentos necessários

    Guia de Avaliação Pericial - GAP preenchida, assinada e carimbada pelo órgão de origem (original);

    Atestado médico em nome do solicitante, expondo sua necessidade em acompanhar familiar enfermo, identificando o paciente, especificando a restrição/limitação e o diagnóstico (CID), data e carimbo do médico (original);

    Exames complementares (atuais);

    Cópia da Comunicação de Acidente de Trabalho CAT (para servidores efetivos) ou cópia do CAT/INSS (para os servidores comissionados não efetivos);

    Declaração de internação hospitalar;

    Documento oficial de identificação com foto;

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional — SPMSO.

    5. Confirmação oficial da licença

    Publicação da licença no Diário Oficial do Estado:  https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial

    Informações adicionais sobre este serviço:​

    • A licença passa a vigorar a partir da data informada no Protocolo de Inspeção Médica - PIM, que será confirmada oficialmente em publicação do diário oficial do Estado.

    Documentos necessários

    Não é necessário documento, apenas o acesso ao Diário Oficial de Alagoas;


  • Onde é realizado?

  • Outras informações
    Orgão Responsável: SEPLAG - Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio

    Para mais informações, ligue: 98867-6516

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: