A UTI Cardiopediátrica é o setor do hospital destinado ao cuidado intensivo de crianças com doenças graves do coração que precisam de cirurgia ou de acompanhamento especializado contínuo. É um ambiente equipado com tecnologia avançada e com equipe especializada presente 24 horas por dia, todos os dias da semana. A unidade possui 3 leitos disponíveis para atendimento.
Horário de funcionamento 24h por dia
Serviços de saúde que possuam pacientes com o perfil de atendimento Crianças com doenças cardíacas;
Quem pode ser atendido?
Crianças com doenças cardíacas que necessitem de:
O encaminhamento deve ser feito por uma unidade de saúde da rede pública, por meio da regulação estadual, ou o paciente pode ser convocado de forma programada conforme lista organizada pelo Serviço Social e pelo Núcleo de Regulação Interna do hospital.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
O tempo de internação varia de acordo com o estado de saúde de cada criança e com o tipo de procedimento realizado. A duração é definida pela equipe médica com base na evolução do tratamento.
As internações nesse setor ocorrem através de regulação entre as Unidades de Saúde do Estado e/ou pacientes eletivos convocados para realização dos procedimentos conforme lista em posse do Serviço Social e NIR HCAAJ
Etapas para internação na UTI Cardiológica
A internação na UTI segue um fluxo organizado, definido por critérios médicos. As etapas são:
Passo 1 — Identificação da necessidade O médico que está atendendo o paciente avalia o estado de saúde e identifica que o caso exige cuidados intensivos, impossíveis de serem oferecidos em enfermaria comum.
Passo 2 — Solicitação do leito O médico responsável faz a solicitação formal do leito de UTI, com base nos critérios clínicos do paciente.
Passo 3 — Avaliação e autorização O Núcleo de Regulação Interna do hospital analisa a solicitação, verifica a disponibilidade de leito e autoriza a internação.
Passo 4 — Transferência para a UTI Com o leito disponível e a internação autorizada, o paciente é transferido para a UTI Cardiológica com segurança e acompanhamento da equipe.
Passo 5 — Admissão e cuidados intensivos O paciente é recebido pela equipe da UTI, que inicia o monitoramento contínuo e os cuidados intensivos necessários para o seu tratamento.
Importante
Todo o fluxo depende de critérios médicos. A decisão de internar um paciente na UTI é sempre do médico responsável, com base na gravidade de cada caso.
Cartão de identificação do SUS( CADSUS)Do paciente: Cartão do SUS Documento oficial com foto — RG, CNH ou outro CPF Documentos médicos: Solicitação médica de internação na UTI Prontuário do paciente com registro do histórico clínico Resultado de exames que justifiquem a internação Guia de encaminhamento — quando o paciente vier de outra unidade de saúd
PRESENCIAL: No Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene Av. Menino Marcelo -Cidade Universitária, Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com 82 33739624
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
[Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].
Este serviço não tem custos para o solicitante