Assistência Técnica e Extensão Rural

  • O que é?

     É um serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais, além de desenvolver as políticas públicas, voltadas ao Agricultor Familiar.



  • Quem pode realizar?

    Agricultor Familiar e Médio Produtor;

    Requerimentos

    Será avaliada a capacidade instalada da propriedade rural e o perfil produtivo de cada Agricultor Familiar e Médio Produtor Rural, para que sejam apresentadas as políticas públicas que o beneficie.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte EMATER - Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas por telefone (82) 3315-7077 ou por email emateral@emater.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo mínimo: 1 meses

    Tempo Máximo: 12 meses

    Informações:

    Trata-se de um serviço de caráter continuado, mínimo de 01 (um) ano.


  • Etapas para a realização
    1. Apresentação do Agricultor Familiar e Médio Produtor Rural

    Os Agricultores Familiares e Médios Produtores Rurais podem buscar o serviço de assistência técnica e extensão rural, ou mesmo, serem selecionados, devido a participação efetiva na produção rural de seu município. Estes terão o devido acompanhamento de suas atividades produtivas e orientações necessárias para melhorar a produtividade.

    Documentos necessários

    RG

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nos escritórios locais da EMATER.

    2. Entrevista de perfil produtivo

    Será avaliada a capacidade instalada da propriedade rural, o perfil produtivo de cada Agricultor Familiar e o Médio Produtor Rural para que sejam apresentadas as políticas públicas que os beneficiem.

    Documentos necessários

    RG

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na propriedade rural do agricultor.

    3. Acompanhamento e assistência técnica

    Acompanhamento das atividades de produção rural para garantir a melhor aplicação das orientações e apresentação de novas tecnologias de produção que melhorem a produtividade

    Documentos necessários

    RG

    CPF

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Na propriedade rural do agricultor e nos escritórios locais da EMATER.


  • Onde é realizado?

    EMATER - Supervisão Regional da Grande Mata Alagoana - Maceió -AL

    regional.grandemataaagoana@emater.al.gov.br

    (82) 99628-0028

    EMATER - Supervisão Regional da Metropolitana - Maceió -AL

    regional.metropolitana@emater.al.gov.br

    (82) 99834-0282

    EMATER - Supervisão Regional do Agreste I - Arapiraca - AL

    regional.agreste_1@emater.al.gov.com.br

    (82) 9.99603-6709

    EMATER - Supervisão Regional do Agreste II - Palmeira dos Índios - AL

    regional.palmeiradosindios@emater.al.gov.br

    (82) 99984-0271

    EMATER - Supervisão Regional do Alto Sertão - Delmiro gouveia/AL

    emateraltosertao@gmail.com

    (82) 9.9984-5858

    EMATER - Supervisão Regional do Baixo São Francisco - Penedo - AL

    regional.baixosaofrancisco@emater.al.gov.br

    (82)991048475

    EMATER - Supervisão Regional do Médio Sertão - Santana do Ipanema/AL

    regional.mediosertao@emater.al.gov.br

    (82) 99984-4015


  • Outras informações
    Orgão Responsável: EMATER - EMATER - Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas

    Alguns exemplos de serviços de ATER fornecidos pela EMATER:

    • Apoio aos grupos produtivos de mulheres e organizações sociais;
    • Avicultura de corte;
    • Banco de semente crioula;
    • Cadeia do leite;
    • Cadeias das Produtivas da banana, laranja, abacaxi, graviola, acerola, olericultura, raízes, tubérculos, grãos, pimenta do reino
    • Projeto do Fomento;
    • Horta medicinal e fitoterápico;
    • Pecuária de corte e leite;
    • Projeto Dom Hélder Câmera e etc.


    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: