DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO/IMUNOLÓGICO

  • O que é?

    DIAGNÓSTICO SOROLÓGICO/IMUNOLÓGICO DE AGRAVOS INFECCIOSOS DE INTERESSE PARA VIGILÃNCIA EPIDEMIOLÓGICA, TAIS COMO: Contagem de CD4/CD8; DENGUE – IGM; DENGUE - NS1; ZIKA – IGM; ZIKA – IGG; CHIKUNGUNYA – IGM; CHIKUNGUNYA – IGG; TOXOPLASMOSE - IGM/CONFIRMATÓRIO PARA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA; TOXOPLASMOSE – IGG/CONFIRMATÓRIO PARA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA; TOXOPLASMOSE - AVIDEZ /CONFIRMATÓRIO PARA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA E GESTANTE EM SUSPEITA DE FASE AGUDA; SARAMPO – IGM; SARAMPO – IGG; RUBÉOLA – IGM; RUBÉOLA – IGG; VDRL - CONTROLE DE QUALIDADE; IGRA – ELISA; LEPTOSPIROSE – IGM; ROTAVÍRUS – ELISA; CHAGAS – IMUNOFLUORESCÊNCIA; CHAGAS IGM – ELISA; CHAGAS IGG – ELISA.


  • Quem pode realizar?

    VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E UNIDADES DE SAÚDE EM GERAL;

    Requerimentos

    ATENDER AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA CADA AGRAVO DESEJADO, CONFORME ESTABELECIDO E PRECONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE; NOTIFICAR O CASO; CADASTRAR A SOLICITAÇÃO NO GAL (SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE AMOSTRAS LABORATORIAIS) OU SISTEMAS ESPECÍFICOS PARA O AGRAVO EM QUESTÃO.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    DEPENDENTE DA DEMANDA E DE CADA AGRAVO PESQUISADO 


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    REALIZAR ATENDIMENTO EM UNIDADES DE SAÚDE; ATENDER AOS CRITÉRIOS DE CASO DO AGRAVO A SER INVESTIGADO; SER NOTIFICADO NO SISTEMA ADEQUADO PARA CADA UM DOS AGRAVOS SUSPEITOS; REALIZAR A COLETA DA AMOSTRA BIOLÓGICA; TER A AMOSTRA CADASTRADA NO SISTEMA GAL; ENCAMINHAR A AMOSTRA AO LACEN-AL; AGUARDAR A LIBERAÇÃO DO RESULTADO QUE SERÁ DISPONIBILIZADA NO SISTEMA GAL OU EM SISTEMA SIMILAR.


    TODAS AS ETAPAS CITADAS SÃO EXECUTADAS E DE RESPONSABILIDADE DO SERVIÇO QUE PROCEDEU COM O ATENDIMENTO DO PACIENTE, INCLUSIVE A IMPRESSÃO DO LAUDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADA VIA SISTEMA SOMENTE PARA A UNIDADE SOLICITANTE, A FIM DE CONTRIBUIR COM O SIGILO DO PACIENTE TESTADO.

    Documentos necessários

    Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DR. ARISTEU LOPES lacen.gerencia@saude.al.gov.br lacen.al gerencia@gmail.com (82) 3315.2702 / 3315.2763


  • Onde é realizado?

    LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DR. ARISTEU LOPES

    lacen.gerencia@saude.al.gov.br lacen.al gerencia@gmail.com

    (82) 3315.2702 / 3315.2763


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Exceções para documentos: PESSOA EM QUE VIVE EM VUNERABILIDADE SOCIAL, CONTUDO, O SERVIÇO DE ATENDIMENTO DEVE DIRECIONAR O PACIENTE A UM SERVIÇO SOCIAL PARA POSSIBILITAR AO MESMO ACESSO AOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.


    TODO ATENDIMENTO É REALIZADO POR INTERMÉDIO DE SOLICITAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO E DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. OS LACENS NÃO REALIZAM ATENDIMENTO DIRETO AO PÚBLICO. 

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.


     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: