TESTES DE BIOLOGIA MOLECULAR

  • O que é?

    DIAGNÓSTICO MOLECULAR ATRAVÉS DA PESQUISA DE MATERIAIS GENÉTICOS DE PATÓGENOS DE INTERESSE PARA VIGILÃNCIA EPIDEMIOLÓGICA, TAIS COMO: VÍRUS RESPIRATÓRIOS - PAINEL VIRAL; HEPATITE B - CARGA VIRAL; HEPATITE C - CARGA VIRAL; PAINEL GONOCOCO E CLAMÍDIA; DENGUE - BIOLOGIA MOLECULAR; ZIKA - BIOLOGIA MOLECULAR; CHIKUNGUNYA - BIOLOGIA MOLECULAR; MENINGITE BACTERIANA – PAINEL; MONKEYPOX; FEBRE AMARELA; GENOTIPAGEM PARA SARSCOV-2.


  • Quem pode realizar?

    VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E UNIDADES DE SAÚDE EM GERAL;

    Requerimentos

    ATENDER AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA CADA AGRAVO DESEJADO, CONFORME ESTABELECIDO E PRECONIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE; NOTIFICAR O CASO; CADASTRAR A SOLICITAÇÃO NO GAL (SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE AMOSTRAS LABORATORIAIS) OU SISTEMAS ESPECÍFICOS PARA O AGRAVO EM QUESTÃO.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:



  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    REALIZAR ATENDIMENTO EM UNIDADES DE SAÚDE; ATENDER AOS CRITÉRIOS DE CASO DO AGRAVO A SER INVESTIGADO; SER NOTIFICADO NO SISTEMA ADEQUADO PARA CADA UM DOS AGRAVOS SUSPEITOS; REALIZAR A COLETA DA AMOSTRA BIOLÓGICA; TER A AMOSTRA CADASTRADA NO SISTEMA GAL; ENCAMINHAR A AMOSTRA AO LACEN-AL; AGUARDAR A LIBERAÇÃO DO RESULTADO QUE SERÁ DISPONIBILIZADA NO SISTEMA GAL OU EM SISTEMA SIMILAR.


    TODAS AS ETAPAS CITADAS SÃO EXECUTADAS E DE RESPONSABILIDADE DO SERVIÇO QUE PROCEDEU COM O ATENDIMENTO DO PACIENTE, INCLUSIVE A IMPRESSÃO DO LAUDO QUE SERÁ DISPONIBILIZADA VIA SISTEMA SOMENTE PARA A UNIDADE SOLICITANTE, A FIM DE CONTRIBUIR COM O SIGILO DO PACIENTE TESTADO.



    DURANTE O CADASTRO NO GAL SERÁ NECESSÁRIO QUE O PACIENTE APRESENTE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO SEU DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO E CARTÃO SUS, ALÉM DE FORNECER INFORMAÇÕES PESSOAIS, TAIS COMO: ENDEREÇO, CONTATO E SINAIS E SINTOMAS DO AGRAVO.



    PESSOA EM QUE VIVE EM VUNERABILIDADE SOCIAL, CONTUDO, O SERVIÇO DE ATENDIMENTO DEVE DIRECIONAR O PACIENTE A UM SERVIÇO SOCIAL PARA POSSIBILITAR AO MESMO ACESSO AOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.


    Documentos necessários

    • RG / Comprovante de identificação • Cartão de identificação do SUS( CADSUS) • CPF • Comprovante de residência; •

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DR. ARISTEU LOPES lacen.gerencia@saude.al.gov.br lacen.al gerencia@gmail.com (82) 3315.2702 / 3315.2763


  • Onde é realizado?

    LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DR. ARISTEU LOPES

    lacen.gerencia@saude.al.gov.br lacen.al gerencia@gmail.com

    (82) 3315.2702 / 3315.2763


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Exceções para documentos: PESSOA EM QUE VIVE EM VUNERABILIDADE SOCIAL, CONTUDO, O SERVIÇO DE ATENDIMENTO DEVE DIRECIONAR O PACIENTE A UM SERVIÇO SOCIAL PARA POSSIBILITAR AO MESMO ACESSO AOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS.


    TODO ATENDIMENTO É REALIZADO POR INTERMÉDIO DE SOLICITAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO E DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. OS LACENS NÃO REALIZAM ATENDIMENTO DIRETO AO PÚBLICO. 

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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