O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene (HCA), localizado no bairro Cidade Universitária, Maceió, foi inaugurado em Setembro de 2022 como um Hospital especializado em Cardiologia. A Unidade oferta um serviço ambulatorial e cirúrgico hospitalar especializado para atendimento do paciente adulto e, em breve, do paciente pediátrico, de alta complexidade. É um Hospital de porta referenciada que não possui setor de Urgência e Emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades - e Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da Regulação Estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos. Quanto aos procedimentos e consultas ambulatoriais o acesso e marcações se dar através do SISREG, com oferta de consultórios e realização dos seguintes exames: Eletrocardiografia, Teste de Esforço Ergométrico, Ecocardiografia, Monitoramento pelo Sistema Holter 24hs e Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial - MAPA, um serviço completo de imagem e radiologia para os pacientes cardiopatas com equipamentos como Raio x beira leito, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada. Estrutura com Centro Cirúrgico moderno e formatado para as práticas cirúrgicas cardíacas mais avançadas, com três salas cirúrgicas, sendo duas integradas (porta com porta entre elas) para otimização e melhores resultados dos transplantes, e uma sala cirúrgica integrada com uma sala hibrida para realização de procedimentos invasivos percutâneos associados à procedimentos cirúrgicos abertos e os procedimentos cirúrgicos minimante invasivos, e mais uma sala de Hemodinâmica para os procedimentos de Cateterismo, Angioplastias, Implante de Marcapasso, Estudo Eletrofisiológico e demais procedimentos intervencionistas.
A proposta Hospitalar configura como uma ampliação dos serviços de cardiologia, cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca, oferecidos pelo estado de Alagoas complementando as ações desenvolvidas para Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica e pelo Programa Tratamento ao Infarto Agudo do Miocárdio e implementando as demais linhas assistenciais de alta complexidade da cardiologia e cirurgia cardíaca atendendo assim Política Nacional de Atenção Cardiovascular. Possui um total de 53 leitos, sendo: 12 leitos de enfermaria masculina, 12 leitos de enfermaria feminina, 01 isolamento enfermaria adulto, 10 leitos para recuperação pósanestésica (RPA); 4 leitos de preparo e intervenção no centro de imagem e radiologia cardiológica; 10 leitos de UTI adulto, sendo 02 de isolamento, e 04 leitos de UTI pediátrica. Suas especialidades médicas são: cardiologia, cirurgia cardíaca, nefrologia, neurologia intervencionista, vascular intervencionaista, endocrinologia, cardiopediatria, radiologia, arritimiologia, telemeria, ecografista, hemodinamicista.
Usuários do Sistema Úncido de Saúde de todo o Estado de Alagoas;
Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação
O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação.
Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação
• Especialidades Médicas: cardiologia, cirurgia cardíaca, nefrologia, neurologia intervencionista, vascular intervencionaista, endocrinologia, cardiopediatria, radiologia, arritimiologia, telemeria, ecografista, hemodinamicista, cardiopediatria clínica e cardiopediatria cirúrgica, tendo estas duas últimas em processo de implantação.
Atendimento Consultas Ambulatorial:
Cardiologia clínica, Cardiologia cirúrgica, Hemodinâmica (pré e pós procedimento), Arritmologia, Telemetrica (Avaliação de marcapasso), Nefrologia (programa de transplante renal), Vascular de MMSS (membros superiores).
Exames ambulatorial:
Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Holter 24h, Mapa 24h, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Cateterismo, Teste Ergométrico e Exames laboratoriais (hemograma, Contagem de plaquetas, coagulograma, TAP+INR, TIPa + INR, glicose, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol VLDL, colesterol total, triglicerideos, grupo sanguíneo, VHS, magnésio, sódio, potássio, zinco, cálcio, cloro, rotina de urina, COVID 19 RT, D-almero, TGO/AST, TGP/ALT, creatinina, ferritina, CGT, ácido úrico, CK-MB, CPK, ferro, hemoglobina A1c, reticulócito, bilirrubinas, proteínas totais e frações, úreia, troponina T, VDRL, albumina, proteina C reativa, hemocultura, HCV, HBC total, ferro).
Procedimentos:
Cirurgia cardíaca, Implante de Marcapasso, Implante de Valva (TAVI e TMVI), Cateterismo, Estudo Eletrofisiológico, Transplante Cardíaco e Renal, Angioplastia e demais procedimentos de Alta Complexidade Cardiovascular.
• Realização de consulta Ambulatorial;
• Realização de Exames de Diagnóstico e Imagem e/ou Laboratorial;
• Marcação de Procedimento
Demanda da Rede Estadual Ambulatorial via Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como serviço de Urgência e Emergência:
• Regulação para internamento na Unidade
Demanda da própria Unidade com Pacinete Interno/Alta pós procedimento/internamento:
Agendamento através da Central de Agendamento da Unidade
- Demanda da Rede Estadual Ambulatorial via SISREG:
Serviços ambulatoriais
Consultas e exames o usuário deverá procurar à secretaria de saúde do seu município ou unidade de saúde de pronto atendimento que irão agendar pelo Sistema de Regulação SISREG.
Demanda Via Regulação
Para utilização dos serviços de internamento, clínico e/ou cirúrgico, os pacientes são direcionados a Central de Regulação da Unidade, a mesma entrará em contato com o NIR (Núcleo Iterno de regulação)
- Demanda da Rede Estadual Ambulatorial via Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como serviço de Urgência e Emergência:
Demanda Via Regulação
Para utilização dos serviços de internamento, clínico e/ou cirúrgico, os pacientes são direcionados a Central de Regulação da Unidade, a mesma entrará em contato com o NIR (Núcleo Iterno de regulação) para Internamento Hospitalar.
- Demanda da própria Unidade com Pacinete Interno/Alta pós procedimento/internamento:
Serviços ambulatoriais
Para continuidade do tratamento o paciente é direcionado a Central de Agendamento da nossa unidade hospitalar que mediante solicitação médica irá agendar através do sistema SISREG a consulta e exame conforme solicitado.
Demanda Via Regulação
Para utilização dos serviços de internamento, clínico e/ou cirúrgico, os pacientes são direcionados a Central de Regulação da Unidade, NIR (Núcleo Interno de Regulação) que farão agendamento do procedimento solicitado.
ocumentos RG (identidade); Comprovante de identificação; Cartão de identificação do SUS(CADSUS); CPF; Solicitação médica para realização do serviço; Comprovante de agendamento; Comprovante de residência.
PRESENCIAL: Endereço: Av. Menino Marcelo – Cidade Universitária, Maceió, 57083-410 Recepção Geral: (082) 3373-9624. (082) 98705-7831 Central de Agendamento (apenas comunicação whatsapp)
É de responsabilidade serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, prestar atendimento presencial, quando necessário, garantindo instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
utras Informações
Órgão responsável pelo serviço é a SESAU - Secretaria de Estado da Saúde;
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade; \n· Respeito; \n· Acessibilidade; \n· Cortesia; \n· Presunção da boa-fé do usuário; \n· Igualdade; \n· Eficiência; \n· Segurança; e\n· Ética; Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento;
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário;
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000;
Este serviço não gera custos para os usuários;
Portaria 3.305 de dezembro de 2019, institui o comitê técnico de saúde para população em situação de rua.
Este serviço não tem custos para o solicitante