Hospital Regional da Mata

  • O que é?

    O Hospital Regional da Mata, localizado no município de União dos Palmares, é referência para a 3ª Região de Saúde de Alagoas, composta por 11 municípios, sendo eles: União dos Palmares, Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Jundiá, Novo Lino e Campestre. O Hospital possui 20 leitos de UTI (adulto); 10 leitos de UCI (neonatal); 86 leitos de enfermaria (cirúrgicos 08, clínica médica 30, ortopédicos 27, pediátricos 03, 18 leitos de ALCON). Suas especialidades médicas são: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica (reconstrutiva), Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ginecologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria e Urologia. O Hospital dispõe de Programas de Residência Médica nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Pediatria, como também de estágios extracurriculares em várias áreas da saúde e campo de prática para estágio obrigatório para Instituições conveniadas com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. O Hospital possui uma Equipe Multidisciplinar composta por Assistência Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia hospitalar, Psicologia e Comissão de Pele. O Hospital dispõe de atendimento em Urgência e Emergência com demanda espontânea (porta aberta), nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Clínic


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    Atendimento de Urgência e Emergência Atendimento Via Regulação 

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Atendimento de Urgência e Emergência, o tempo de espera obedece a classificação de risco, baseado no Protocolo de Manchester. • Classificação Vermelha: Atendimento imediato; • Classificação Laranja: Atendimento em até 10 minutos; • Classificação Amarela: Atendimento em até 60 minutos; • Classificação Verde: Atendimento em até 120 minutos; • Classificação Azul: Atendimento em até 240 minutos; Atendimento na Maternidade é imediato, conforme classificação de risco obstétrico.

    Atendimento Ambulatorial, o tempo é conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação. Para todo serviço executado no Hospital o tempo estimado para a realização e finalização dependerá de vários fatores como: tipo do serviço, demanda e a gravidade do paciente


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Demanda da Urgência: • Acolhimento na recepção (porta de entrada);

    • Cadastro do paciente (RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência e Número de Telefone);

    • Sala de Triagem – Classificação de Risco (Protocolo de Manchester);

    • Realização de atendimento médico conforme classificação destinada ao paciente para alta, medicação, internação e etc. Demanda da Emergência:

    • Pacientes socorridos por acidentes pelo Corpo de Bombeiros, SAMU ou Emergência (área vermelha). Etapas do Serviço Atendimento na Maternidade Descrição das etapas

    • Acolhimento na recepção (porta de entrada);

    • Cadastro da paciente (RG, CPF, Cartão SUS, Cartão de Pré-Natal, Ultrassom precoce de 1º trimestre, Comprovante de Residência e Número de Telefone);

    • Sala de Triagem – Classificação de Risco pela Enfermagem Obstétrica;

    • Atendimento pelo Médico Obstetra com orientações e definição de ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE ALAGOAS HOSPITAL REGIONAL DA MATA - HRM Alameda 205, s/n, B.AL 205, CEP: 57800-000, União dos Palmares-AL, Tel. (82) 3281-9300 conduta;


    • Internação, Liberação ou Transferência. Etapas do Serviço Atendimento Ambulatorial - Centro de Referência (CR) Descrição das etapas Marcações (reserva técnica): é destinada às demandas de urgência dos municípios da 3ª região de saúde. Consultas e Procedimentos – Atendimento Via Regulação (SISREG): O paciente, após atendimento por médico em Unidade Básica de Saúde (UBS), receberá encaminhamento/solicitação pelo Sistema de Regulação Médica Estadual, que é a responsável por definir onde será realizado o atendimento, seguindo critérios como proximidade à residência do usuário e a complexidade do caso.

    • Acolhimento na recepção (CR);

    • Documentação necessária: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência, Prescrição Médica, Autorização de Procedimento emitida pela Central de Regulação do Estado;

    • Boletim de atendimento: cadastro no GestHosp;

    • Atendimento médico;

    • Realização de Exames;

    • Consulta Anestésica;

    • Agendamento Cirúrgico;

    • Autorização de Internação Hospitalar (AIH) – no município de origem;


    • Encaminhamento para Recepção Eletiva do HRM para andamento na realização do procedimento cirurgico.

    Etapas do Serviço Atendimento Eletivo Descrição das etapas Realização de Procedimento: pacientes encaminhados pelo CR ou Núcleo Interno de Regulação (NIR) para Recepção Eletiva do HRM.


    • Apresentar documentos de identificação pessoal na Recepção Eletiva (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento de Procedimento;

    • O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao setor de internamento e posteriormente encaminhado ao procedimento; ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE ALAGOAS HOSPITAL REGIONAL DA MATA - HRM Alameda 205, s/n, B.AL 205, CEP: 57800-000, União dos Palmares-AL, Tel. (82) 3281-9300

    • Realização do procedimento. Etapas do Serviço Atendimento de Internação Hospitalar - Demanda referenciada Descrição das etapas • Solicitação de vaga pela Central de Regulação Estadual; • Avaliação do cadastro pelo NIR avaliando disponibilidade da vaga e do serviço solicitado;

    • Recepção do paciente, internação até condição da alta. Documentos

    • RG (identidade);

    • CPF;

    • Cartão SUS;

    • Comprovante de residência;

    • Número de telefone. Exceções para documentos Pacientes socorridos por acidentes pelo Corpo de Bombeiros, SAMU ou Emergência Canais de Prestação Presencial: Hospital Regional da Mata. Endereço: Alameda 205, SN, B. AL 205, União dos Palmares – AL, 57800-000, Telefone: (82) 3281-9300 Ouvidoria: hrmouvidoria@gmail.com (82)3281-9320 Descrição do canal O usuário do serviço público, conforme estabelecimento pela Lei n° 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento. Outras Informações

    • Orgão Responsável:SESAU – Secretaria de Estado de Saúde;

    • Tratamento a ser dispensado ao Usuário no atendimento;

    • Este serviço não tem custos para o solicitante. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE ALAGOAS HOSPITAL REGIONAL DA MATA - HRM Alameda 205, s/n, B.AL 205, CEP: 57800-000, União dos Palmares-AL, Tel. (82) 3281-9300 Obs.: O SUS – Sistema Único de Saúde foi criado pela Constituição Federal de 1988 e é constituído pelas ações e serviços de saúde sob gestão pública, através do trabalho conjunto e articulado entre o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde. Conforme estabelecido, tem caráter universal e gratuito, isto é, todos os cidadãos têm direito à assistência pelo SUS, e todos os serviços são gratuitos. Cada nível de governo (federal, estadual e municipal) assume determinadas responsabilidades dentro do SUS, sendo que hoje, através do processo de descentralização das ações, compete aos municípios planejar, controlar e executar a grande maioria dos serviços públicos de saúde

    Documentos necessários

    Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: HRM Endereço Alameda 205, s/n, B. AL 205, CEP 57800-000, União dos Palmares/AL


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da SaúdeTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: