Atendimento ao paciente com Infarto e com Acidente Vascular Encefálico

  • O que é?

    O Programa bate coração visa reduzir o tempo resposta e aperfeiçoar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do miocárdio. Cuidado ao Acidente Vascular Cerebral cujo objetivo é reduzir a morbimortalidade e minimizar os riscos de sequelas e óbitos, assegurando o atendimento ideal com o AVE dentro de janela.


    Tratamento clínico do acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com uso de medicações e procedimentos clínicos necessários para prevenir ou diminuir possíveis sequela


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

     Pacientes com sinais e sintomas que se enquadre nos protocolos da unidade.

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 10 minutos

    Informações:

    O atendimento é imediato.  na recepção

     10 minutos – para o ECG e até 02 horas para trombolisar a depender do início de dor mais aguda.

    Até 4h30min – AVE para conseguir vaga por meio do programa.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários , como exames , fazer medicação , internar ; conforme a necessidade do paciente caso medico após avaliação exames identifique o paciente é vítima de AVC ele solicita medico especialista e segue a  Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e o Protocolo de Síndromes Coronarianas Aguda.

    ETAPAS

    Paciente é classificado em azul, verde, amarelo e vermelho de acordo com os sinais e sintomas.

    Etapas do Serviço Paciente é chamado pela recepção.

    Descrição das etapas Paciente apresenta os documentos solicitados e conclui o cadastro para prosseguir para o atendimento médico.

    Etapas do Serviço Paciente é consultado pelo médico da unidade.

    Descrição das etapas O médico da unidade solicita os exames complementares.

    Etapas do Serviço A enfermeira realiza o ECG via programa bate coração

    Descrição das etapas

    1. Faz o cadastro do paciente 2. Posiciona o paciente em maca e coloca as devidas derivações. 3. Após a realização do exame, envia o resultado do ECG para o sistema e aguarda ser laudado. Etapas do Serviço O Técnico de laboratório colhe os exames de acordo com o solicitado. Descrição das etapas 1. Calça as luvas. Se apresenta para o paciente. 2. Realiza a coleta de material. 3. O bioquímico realiza o laudo e envia via sistema. Etapas do Serviço O médico cadastra o paciente para realizar a transferência em menor tempo. Descrição das etapas 1. Realiza o trâmite para transferência e aciona a SAMU.





    Documentos necessários

    Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto Av. Juca Sampaio, s/n, Jacintinho, Maceió-AL , CEP: 57040-600 contato@insaude.org.br Telefone :(82) 3024-9048


  • Onde é realizado?

    Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

    contato@insaude.org.br

    (82) 3023-5682


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:                  

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: