Consiste na introdução de um cateter na bexiga, através da uretra, para drenagem de urina. Cujo objetivo é controlar o volume urinário e possibilitar a eliminação de urina em pacientes que estão imobilizados, inconscientes ou com obstrução do trato urinário.
Para que serve
Devido aos riscos da técnica, o cateterismo só deve ser usado se for mesmo necessário, nos seguintes casos:
Além disso, o cateterismo vesical, também pode ser usado para realizar a administração de medicamentos diretamente na bexiga, em casos de infecções graves, por exemplo.
Cidadão;
1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar
2- ter prontuário medico
3-ter prescrição médica solicitando o serviço
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Tempo Máximo: 30 minutos
Informações:
Ate 30 minutos
Paciente passa pela classificação de risco
Descrição das etapas Enfermeiro classifica o risco do paciente em azul, verde, amarelo ou vermelho. De acordo com os sinais e sintomas do paciente.
Paciente realiza o cadastro na recepção
Descrição das etapas O paciente apresenta RG, CNS, CPF e comprovante de residência para conclusão do cadastro para o atendimento médico.
Paciente é chamado pelo nome, para o atendimento médico.
Descrição das etapas Profissional médico solicita a sondagem vesical de demora.
O enfermeiro solicita o material na farmácia no nome do paciente e recolhe o material para realizar o cateterismo vesical de demora no paciente.
Etapas do Serviço
1. Reunir o material para realização do procedimento. Proceder a lavagem das mãos
2. Apresentar-se e informar o procedimento e a finalidade ao paciente 3. Proteger a unidade com biombo. 4. Posicionar o cliente 5. Abrir o material de cateterismo. Calçar as luvas de procedimento. 6. Fazer a antissepsia. 7. Realizar a antissepsia da vulva (quando feminino) e da glande (quando masculino). 8. Colocar o campo fenestrado. 9. Lubrificar a sonda com anestésico tópico. 10. Introduzir a sonda já conectada com o coletor de sistema fechado 11. Insuflar o balonete da sonda 12. Retirar campo fenestrado 13. Retirar as luvas e fixar a sonda 14. Lavar as mãos 15. Registrar a ação no prontuário do paciente.
Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência
PRESENCIAL: Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto Av. Juca Sampaio, s/n, Jacintinho, Maceió-AL , CEP: 57040-600 contato@insaude.org.br Telefone :(82) 3024-9048
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
Este serviço não tem custos para o solicitante