Cateterismo vesical de demora Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

  • O que é?

     Consiste na introdução de um cateter na bexiga, através da uretra, para drenagem de urina. Cujo objetivo é controlar o volume urinário e possibilitar a eliminação de urina em pacientes que estão imobilizados, inconscientes ou com obstrução do trato urinário.

    Para que serve

    Devido aos riscos da técnica, o cateterismo só deve ser usado se for mesmo necessário, nos seguintes casos:

    • Alívio da retenção urinária aguda ou crônica;
    • Controle da produção de urina pelo rim;
    • Insuficiência renal pós-renal, por obstrução infra-vesical;
    • Perda de sangue pela urina;
    • Recolha de urina estéril para exames;
    • Medição do volume residual;
    • Controle de incontinência urinária;
    • Dilatação ureteral;
    • Avaliação da dinâmica do aparelho urinário inferior;
    • Esvaziamento da bexiga antes, durante e após cirurgias e exames;

    Além disso, o cateterismo vesical, também pode ser usado para realizar a administração de medicamentos diretamente na bexiga, em casos de infecções graves, por exemplo.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 minutos

    Informações:

    Ate 30 minutos


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Paciente passa pela classificação de risco

    Descrição das etapas Enfermeiro classifica o risco do paciente em azul, verde, amarelo ou vermelho. De acordo com os sinais e sintomas do paciente.

    Paciente realiza o cadastro na recepção

    Descrição das etapas O paciente apresenta RG, CNS, CPF e comprovante de residência para conclusão do cadastro para o atendimento médico.

    Paciente é chamado pelo nome, para o atendimento médico.

    Descrição das etapas Profissional médico solicita a sondagem vesical de demora.

     O enfermeiro solicita o material na farmácia no nome do paciente e recolhe o material para realizar o cateterismo vesical de demora no paciente.

    Etapas do Serviço

    1. Reunir o material para realização do procedimento. Proceder a lavagem das mãos

    2. Apresentar-se e informar o procedimento e a finalidade ao paciente 3. Proteger a unidade com biombo. 4. Posicionar o cliente 5. Abrir o material de cateterismo. Calçar as luvas de procedimento. 6. Fazer a antissepsia. 7. Realizar a antissepsia da vulva (quando feminino) e da glande (quando masculino). 8. Colocar o campo fenestrado. 9. Lubrificar a sonda com anestésico tópico. 10. Introduzir a sonda já conectada com o coletor de sistema fechado 11. Insuflar o balonete da sonda 12. Retirar campo fenestrado 13. Retirar as luvas e fixar a sonda 14. Lavar as mãos 15. Registrar a ação no prontuário do paciente.

    Documentos necessários

    Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto Av. Juca Sampaio, s/n, Jacintinho, Maceió-AL , CEP: 57040-600 contato@insaude.org.br Telefone :(82) 3024-9048


  • Onde é realizado?

    Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

    contato@insaude.org.br

    (82) 3023-5682


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: