Cateterismo Vesical de Alívio Masculino/Feminino Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

  • O que é?

    Introdução, com técnica asséptica, de um cateter estéril na bexiga, através da uretra, com o objetivo de drenar a urina.

     É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda no interior da bexiga, através da uretra, a fim de drenar a urina, sendo removida após atingir a finalidade para um procedimento. Ex: coleta de urina.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos

    1- Ser paciente atendido na unidade

    2- ter prontuário medico

    3-ter prescrição médica solicitando o serviço


    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 25 minutos

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

     

     Atendimento Unidades de referência do serviço:

    .

    Conforme a demanda oferecida e observando a prioridade de atendimento 


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

     Paciente passa pela classificação de risco

    Descrição das etapas Enfermeiro classifica o risco do paciente em azul, verde, amarelo , vermelho de acordo com os sinais e sintomas.

    Etapas do Serviço Paciente vai até a recepção para concluir o cadastro na unidade.

    Descrição das etapas Paciente entrega documentos para finalizar o cadastro.

    Etapas do Serviço Médico consulta o paciente e solicita o cateterismo de alivio para finalidade do procedimento.

    Descrição das etapas Solicitado via sistema para realizar o procedimento.

    Etapas do Serviço Enfermeira reúne os materiais para realizar procedimento.

    Descrição das etapas 1. Higienizar as mãos 2. Reunir o material e levar até o paciente 3. Se apresentar e explicar o procedimento ao ambiente. 4. Calvar as luvas de procedimento. 5. Posicionar o paciente em posição decúbito dorsal, com as pernas afastadas. Visualizar o meato uretral. 6. Retirar as luvas de procedimento. 7. Organizar o material sobre a mesa ou local disponível 8. Calçar as luvas estéreis; 9. Proceder a antissepsia na região genital do paciente. 10. Colocar o campo fenestrado de maneira que permita a visualização do meato uretral. 11. Colocar a cuba rim ou recipiente para exame de EAS sobre o campo fenestrado, em frente a fenestra do campo. 12. Introduzir a sonda, até que retorne a urina. 13. Desprezar a urina no frasco graduado, clampeando a sonda com a ponta de um dos dedos. 14. Verificar o volume drenado. 15. Recolher o material. 16. Higienizar as mãos novamente 17. Registrar no prontuário o procedimento, atentando para as características e volume urinários.

    Documentos necessários

    Documentos CNS, RG, CPF e comprovante de residência

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto Av. Juca Sampaio, s/n, Jacintinho, Maceió-AL , CEP: 57040-600 contato@insaude.org.br Telefone :(82) 3024-9048


  • Onde é realizado?

    Unidade de Pronto Atendimento UPA 24 horas Dr Ismar Gatto

    contato@insaude.org.br

    (82) 3023-5682


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: