cirurgia torácica ( Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela)

  • O que é?

    A cirurgia torácica é a especialidade médica que cuida das doenças do tórax e do sistema respiratório com indicação cirúrgica, áreas que compreendem a traqueia, os brônquios, pleura, mediastino, pulmões e Parede torácica (tecidos de revestimento, ossos, costelas e os músculos do tórax) .

    Os tipos de procedimentos:Traqueostomia, Traqueoplastia, Simpatectomia, Torácica, Lobectomia Pulmonar, Segmentectomia Pulmonar, Drenagem da cavidade Pleural, Pleurectomia e Pleurodese, Ressecções de tumores na parede torácica; Cirurgia na traqueia e brônquios; Cirurgia no Mediastino; Cirurgia de esôfago; Cirurgias na pleuraBiópsia de linfonodos Cirurgia das deformidades da parede torácica anterior,Cirurgia torácica por videolaparoscopia.

     Realiza Procedimentos: Broncoscopia (ambulatorial e com paciente internado), Broncofibroscopia Mediastinoscopia Toracoscopia ou Pleuroscopia,



  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;;

    Requerimentos

    Cidadão.

    Requisitos pacientes referenciados

    · Pacientes encaminhados via Central de Regulação;

    · Pacientes em acompanhamento no Hospital

    · Pacientes encaminhados das unidades de saúde para atendimento de urgência e emergência


    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação. Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico do hospital em atendimento e prescrição médica solicitando a cirurgia.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Prioridade de atendimento: Conforme gravidade

    Unidades emergência e urgência

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento



  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Atendimento para pacientes internados na unidade. O agendamento será realizado mediante solicitação médica carimbada solicitando o encaminhamento interno.

    ·        - O paciente será encaminhado para avaliação de clínica médica, o profissional geralmente ouve as queixas de sintomas do paciente e realiza diagnóstico ou encaminhamento do paciente para o médico especialista na área de acordo com os relatos de sintomas do paciente,

    ·        O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários , como exames  e solicita avaliação medico cirurgião para se necessário intervenção cirúrgica.

     

    Documentos:

    - RG / Comprovante de identificação

    - Cartão SUS (CADSUS)

    - Comprovante de residência

    - Prescrição médica para realização do serviço

     

     

    3 Para pacientes em atendimento na urgência

    Acolhimento

    O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.

     Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.

    Atendimento Médico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais  exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente

    o médico clinico geral . Que solicita atendimento do cirurgião para diagnosticar o problema, encaminha com a solicitação do procedimento a ser feito como realizar exames necessários e é encaminhado para realização do procedimento pela equipe de atendimento seguindo os protocolos existentes


    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação - Cartão SUS (CADSUS) - Comprovante de residência - Prescrição médica para realização do serviço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela Endereço: Av. Jorge de Lima, nº 2095, Trapiche da Barra, Maceió-AL Telefones: (82)3315-7411


  • Onde é realizado?

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:                  

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: