Atendimento em urgência e emergência de Oftalmologia (Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly)

  • O que é?

    Atendimento de urgência e emergência em oftalmologia consiste nas consultas médicas realizadas em unidades hospitalares ou em outros estabelecimentos de serviço de atendimento às urgências oftálmica. Precisa de cuidados oftalmológicos urgentes A emergência ocorre quando algo fora do normal acontece e acomete de forma brusca a qualidade da sua visão Sintomas Como Vermelhidão nos olhos, Traumas por impacto, sinais de infecção, corpos estranhos. Perda súbita da visão, Dor intensa, Visão turva.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão;

    Requerimentos


    Encaminhamento através do laudo para solicitação de consulta especializada;

    .

    Necessário fazer o prontuário 

    Ter prontuário medico

    Ter prescrição médica solicitando o o Atendimento com o oftalmologista.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    • O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
    • Conforme demanda e urgencia do caso.




  • Etapas para a realização
    1. Atendimento


    O paciente é atendido na recepção e encaminhado ao serviço de enfermagem que encaminha ao atendimento Médico para avaliação e procedimentos

    Consulta médica nos serviços de saúde, com encaminhamento através do laudo para solicitação de consulta especializada;

     

    No caso de ser atendido na e HGE e UEA 


    O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchido ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco

    Acolhimento do paciente identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro

     

    A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc. Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a cor correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do cliente após a classificação o paciente é encaminhado para o atendimento medico


    atendimento medico

    medico na avaliação faz perguntas sobre os sintomas e o histórico médico. Em seguida, o médico faz um exame físico. O que eles identificam no histórico e exame físico frequentemente sugerem uma causa para a dor e os exames que podem ser necessários pode encaminhar a pessoa ao oftalmologista a depender da avaliação o paciente será encaminhado a realizar procedimentos oculares

    .A emergência conta com o medico oftalmologistas com atuação clínica e cirúrgica, para atendimentos de urgência, em casos de necessidade de intervenção cirúrgica, 


    Documentos necessários

    Prontuário do paciente Solicitação Médica Cartão Nacional SUS RG- Identidade CPF Comprovante de Endereço

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly Endereço: Rod. AL 220,km 05 s/n Arapiraca/AL 57.315.745 Telefones: (82) 3539-8634


  • Onde é realizado?

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:                  

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: