O Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência é uma importante ferramenta que assegura o atendimento preferencial em diversos serviços, como saúde, educação e assistência social. Ele é emitido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, e o melhor de tudo é que é gratuito. Esse cartão busca garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado a serviços essenciais, promovendo maior inclusão e dignidade.
A pessoa com deficiência ou a pessoa responsável por ela;
A pessoa com deficiência tem que levar os documentos abaixo:
· Carteira de Identidade ;
· CPF ;
· Foto 3x4 ;
· Exame do tipo sanguíneo ;
· Comprovante de endereço ;
· Número de telefone ;
· Laudo médico com o Classificação Internacional de Doenças e que diga qual é a deficiência ;
A pessoa responsável pela pessoa com deficiência tem que levar os documentos abaixo:
· Carteira de Identidade;
· CPF;
· Comprovante de endereço;
· Número de telefone;
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência por telefone (82) 3221-0069 ou por email gabinete@secdef.al.gov.br
Tempo Máximo: 1 horas
Informações:
Dependendo previamente do agendamento.
1. Através de um computador ou celular, a pessoa que morar em Maceió entra no endereço eletrônico abaixo e agenda o atendimento:
· https://agendamento.seplag.al.gov.br/
Ou entra no site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e procura o nome Cartão PCD que lá também vai ter o endereço para agendar o atendimento.
· Site da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: https://secdef.al.gov.br/cartao-pcd
2. Quando marcar o atendimento a pessoa com deficiência ou o responsável pela pessoa com deficiência vai, no dia e hora marcado no agendamento, até o local marcado com todos os documentos.
3. Depois de fazer o cadastro tem que esperar 60 dias úteis para que o cartão chegue no local onde a pessoa fez o atendimento.
Importante: quando contamos 60 dias úteis não entra na conta nem os sábados, nem os domingo e nem os feriados.
4. Depois que passou 60 dias úteis a pessoa vai buscar o cartão no mesmo lugar que fez o cadastro.
RG (do identificado e do responsável legal); CPF (do identificado e do responsável legal); Foto 3x4 (do identificado); Comprovante de tipo sanguíneo (do identificado); Endereço residencial completo (do identificado e do responsável legal); Número de telefone (do identificado e do responsável legal); Laudo médico que contenha o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (do identificado).
PRESENCIAL: Agendar na central JÁ do Centro, do Shopping Pátio ou Maceió Shopping https://agendamento.seplag.al.gov.br/ se estiver na capital
PRESENCIAL: Nas outras cidades fora de Maceió a pessoa tem que procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
O órgão do Estado que é responsável pelo Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência é a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.
Site da Secretaria: www.secdef.al.gov.br
Importante: o Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência é totalmente gratuito.
Mais informações:
· Telefone da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: 82 3221-0069
· WhatsApp do Cartão de Identificação para Pessoa com Deficiência: 82 98833-2909
· E-mail da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência: gabinete@secdef.al.gov.br
Este serviço não tem custos para o solicitante