Atendimento com Cirurgião geral Hospital Metropolitano de Alagoas

  • O que é?

    Cirurgia geral é a especialidade médica o médico que reúne diferentes conhecimentos do ramo cirúrgico e atua especialmente em cirurgias no abdômen, como a correção de hérnias, além de fazer pequenas cirurgias como biópsias, retirada de lesões e correção de unha encravada. cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

    As doenças mais comuns de ocupação da cirurgia geral são:

    ·        Hérnias

    ·        hérnia inguinal

    ·        hérnia umbelical

    ·        hérnia epigástrica

    ·        hérnia hiatal

    ·        e outras hérnias

    ·        Colelitíase, ( "pedra na vesícula")

    ·        Colecistite

    ·        Hemorróidas



  • Quem pode realizar?

    Pacientes em atendimento ou internos nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde; Requerimentos;

    Requerimentos

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Atendimento urgência e emergência:

    Ter prontuário do paciente e solicitação medica para realização do procedimento.


     Atendimento Unidades de referência do serviço:


     Paciente com encaminhamento (pedido de consulta) para especialidade necessária


    Paciente com encaminhamento solicitando a realização do procedimento


     Atendimento agendado:


    Ter Solicitação Médica de pedido de cirurgia


    Ter prescrição Médica de pedido Solicitando a realização do procedimento



    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br

    Tempo estimado

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

     

     Atendimento Unidades de referência do serviço:

    .

    Conforme a demanda oferecida e observando a prioridade de atendimento 

     

     Atendimento agendado:

     

     Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à ordem cronológica de marcação. 

     

    Etapas para a realização

    1. Consulta com cirurgião

    Pacientes Atendidos na urgência e emergência,

     

    Acolhimento

    O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro

    Atendimento Médico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente é Solicitada avaliação de especialista medico.

    Na consulta com o medico

    Faz a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica.

     

    Pacientes Referenciado e Agendados

     

    1 Identificar-se na recepção

    Apresentar-se na recepção e mostrar a guia de agendamento do Sistema de Regulação em Saúde com o nome, data da consulta e médico responsável pelo encaminhamento, para receber orientação e liberação para acesso ao hospital.

     2 Apresentar-se no ambulatório 

    Entregar para a equipe de enfermagem, na triagem do ambulatório, a guia do Sistema de Regulação em Saúde e o Cartão de Agendamento.

    Após verificação dos documentos e triagem pela enfermagem o paciente é direcionado para a consulta médica

    3 Realizar consulta médica

    O médico o avaliar o paciente Faz a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica.


    Documentos necessários

    Carteira de identidade

    Prontuário do paciente

    Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço

    Cartão SUS

    Guia de agendamento do Sistema de Regulação em Saúde

    Documentos necessários

    Carteira de identidade Prontuário do paciente Solicitação Médica (com carimbo e assinatura) para realização do serviço Cartão SUS Guia de agendamento do Sistema de Regulação em Saúde

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com Telefones:(82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    -Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer  nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.

    Este serviço não tem custos para o solicitante


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    Nota: