Ouvidoria SUS (Cadastrar manifestação para denunciar, elogiar, perguntar, reclamar, sugerir, solicitar)

  • O que é?

    É um canal democrático de comunicação e articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e a Gestão Pública na Saúde. Tem como objetivo contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelo SUS em nosso Estado. Prestamos orientação e informações acerca dos serviços de saúde;

    Acolhemos as sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios;

    Encaminhamos aos órgãos competentes para análise e providências;

    Recebemos e analisamos a resposta fornecida pelo órgão, informando ao cidadão;

    Elaboramos relatórios para os gestores contribuindo para a melhoria da Saúde Pública e o fortalecimento do SUS;

    Por meio deste serviço o usuário do Sistema Único de Saúde poderá registrar e acompanhar sua manifestação, que pode ser: denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão, cuja resposta será emitida pela área técnica ou órgão/entidade competente.


  • Quem pode realizar?

    Destinado a todo(a) cidadão(ã) que deseja realizar Denúncias; Reclamações; Sugestões e Elogios dos serviços de saúde do SUS em Alagoas;

    Requerimentos

    Não há obrigatoriedade de apresentação de nenhum documento para registrar uma manifestação. Mas, em alguns casos, documentos serão necessários à apuração da demanda

    O manifestante pode escolher entre dois tipos de identificação no registro da manifestação: anônimo ou identificado



    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 dias

    Informações:

    O prazo de resposta é de 30 dias corridos, prorrogáveis por mais 30 dias.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    O cidadão pode se dirigir aos locais de atendimento e sem precisar se identificar registrar sua demanda; ou registrar por meio do telefone gratuito 0800-2841945 ou formulário web.

    Por meio deste serviço o usuário do Sistema Único de Saúde poderá registrar e acompanhar sua manifestação, que pode ser: denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão, cuja resposta será emitida pela área técnica ou órgão/entidade competente.

    Documentos necessários

    Não há obrigatoriedade de apresentação de nenhum documento para registrar uma manifestação

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Nas unidades de saúde da secretaria de Estado da Saúde de Alagoas que estão implantadas as ouvidorias


  • Onde é realizado?

    Central Arapiraca - SAMU Alagoas

    nepsamuarapiraca@gmail.com

    : (82) 3530-0085

    HEMOAR - Hemocentro de Arapiraca

    hemoar@saude.al.gov.br

    (82)-3521-4934/ 3522-6398

    Hemocentro de Alagoas-HEMOAL

    hemoal@saude.al.gov.br

    HEMOAL SEDE: (serviço social) 3373-9628 Dispensação: 3373-9627 HEMOAL TRAPICHE: 3315-2109

    Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão

    hospigaf@gmail.com

    (82)-3261-2414

    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela

    hgealgabinete@gmail.com,ascomhge@gmail.com

    (82)3315-74111 (Gabinete) ou (82) 3315-3281 (Central Telefônica).

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300

    Hospital da Criança

    governancachc@gmail.com

    82 3315-6650,

    Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM).

    hmdirad.al@gmail.com

    3131-1350/1351

    Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly

    hedhagreste@outlook.com

    (82) 359-2450 (Central), 3529-2488 (Serviço Social), hedhagreste@outlook.com

    Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

    direcaogeral@gmail.com

    82 33739624

    Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau)

    sesau.ascom@gmail.com

    (82) 9 88829762- 3315 / 1104 / 1105

    Unidade de Pronto Atendimento UPA Galba Novaes

    upatabuleiro@gmail.com, adilson.tralli@insaude.org.br

    (82) 2121-9801


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde




    Ouvidorias Nas unidades de saúde  da secretaria de Estado da Saúde de Alagoas que estão implantadas as ouvidorias 


    Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela - HGE- R. Ariosvaldo Pereira Cintra, 152 - Gruta de Lourdes, Maceió - AL, 57052-580, (82) 3315-7458, ouvidoriahge@gmail.com

    Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly- AL-220,Km 5 - Sen. Arnon de Melo, Arapiraca - AL, CEP 57315-745 , (82) 3529 - 2450, hedh@gmail.com

    Hemocentro - Av. Menino marcelo, 9974, Cidade Universitária, Maceió Alagoas, CEP 57073 - 417.3315 2105, 3315 2106, ouvidoria.hemoal@gmail.com

    Hemoal de Arapiraca -R. Mal. Floriano Peixoto, 200 - Eldorado, Arapiraca - AL, 57300-590, (82)35214934, ouvidoriahemoalarapiraca@gmail.com

    Samu Maceió - R. Oldemburgo da Silva Paranhos, 800 - Farol, Maceió - AL, 57055-320, ouvidoriasamual@gmail.com

    Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene

    Hospital Metropolitano de Alagoas - Av. Menino marcelo, 9974, Cidade Universitária, Maceió Alagoas, CEP 57073 - 417. (82) 3373 - 9644 / (82) 98821 - 3622 direcaogeral@gmail.com

    Hospital da Criança - ENDEREÇO Av. Juca Sampaio, 67 - Jacintinho, Maceió - AL, 57042-530. (82) 3214 - 6652 ,ouvidoria.hospdacrianca@gmail.com 

    Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira- Av. Comendador Leão, 1213 - Poço, Maceió - AL, 570, (82) 98833 - 4110 (institucional) ouvidoriahospitaldamulher@gmail.com

    Hospital Regional da Mata- BR 104 união dos palmares, CEP 57.800-000 , (82) 3281 - 9320 / (82) 99972 - 2243, ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    Hospital Ib Gatto Falcão- Rua Santo Antônio, s/n - Centro, Rio Largo, Alagoas, CEP: 57.100-000 , (82) 99165 - 1210 e ouvidoriaibgatto@gmail.com

    UPA Galba Novaes de Castro- Av. Durval de Góes Monteiro,350, Tabuleiro., (82) 2121-9800 e emanoela@insaude.org.br


    Este Serviço atende :

    A Lei 12.527, também conhecida como Lei de Acesso à Informação e Lei da Transparência dispõe sobre o direito fundamental de acesso à informação.


    Ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    •            O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.

     

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    •            O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    •            Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000

     

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: