Atendimento a pacientes vitimas de acidentes por animais peçonhentos( Hospital Regional da Mata)

  • O que é?

    É o atendimento  e os Primeiros Socorros a serem feitos em casos de acidentes com animais peçonhentos, como cobras, aranhas, escorpiões, lacraias e lagartas.

    Acidentes com Animais Peçonhentos são aqueles causados por alguns animais com condições de produzir um veneno tóxico e a capacidade de inocula-lo. Essas toxinas causam alterações locais e em muitos casos, sistêmicas.



  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Este é um emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    A realização do serviço depende da demanda.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    • O paciente é acolhido na recepção, onde é preenchida ficha de cadastro e encaminhado para classificação de risco realizado pela enfermeira que após a classificação encaminha atendimento conforme a prioridade e urgência de atendimento.
    •  

    Atendimento Medico

    • O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento medico
    • O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como exames, fazer medicação, internar; conforme o quadro clinico do paciente necessário para  Tratamento


    O paciente deve ser tranqüilizado e removido para o hospital O local da picada pode ser lavado com água e sabão. Na medida do possível, deve-se evitar que a pessoa ande ou corra, deixando-o deitado e com o membro elevado,; • manter o paciente hidratado; procurar o serviço médico mais próximo; • se possível, levar o animal para identificação. alívio da dor; • procurar o serviço médico mais próximo; se possível, levar o animal para identificação.


    O tratamento é feito com a aplicação do soro (antiveneno) específico para cada tipo de acidente, de acordo com a gravidade do envenenamento. A aplicação dos soros deve ser por via intravenosa, podendo ser diluídos ou não, em solução fisiológica ou glicosada.



    Principais cuidados de enfermagem

    ·        Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...

    ·        Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...

    ·        Promover a segurança do paciente. ...


    Solicitação médica

    Prontuário do paciente

    Carteira de identidade

    Documentos necessários

    Solicitação médica Prontuário do paciente Carteira de identidade, cartão SUS.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Regional da Mata BR 104 União dos Palmares, CEP 57.800-000 ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br Telefones: (82) 3281 9300


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

     serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    • O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n· Urbanidade;\n· Respeito;\n· Acessibilidade;\n· Cortesia;\n· Presunção da boa-fé do usuário;\n· Igualdade;\n· Eficiência;\n· Segurança; e\n· Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    • O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    • Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    Este serviço não tem custos para o solicitante

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: