Atendimento Urgência Clínica (Hospital Regional da Mata)

  • O que é?

    São tipos de serviços que providencia assistência de urgência clínicas agudas ou subitas.

    A função dos serviços de Urgência médica é prestar tratamento a quem necessite de intervenção médica de urgência a todo o quadro de saúde que precisa ser resolvido rapidamente com o mínimo tempo de espera possível, mesmo sem risco iminente de morte. a urgência indica um processo agudo, que pode ser clínico ou cirúrgico.

    As principais situações que precisam de um atendimento de urgência são:

    Dor abdominal de intensidade moderada; sintomas como dor de cabeça, dor no peito, dificuldade para respirar, tontura ou alterações visuais e a pressão está acima de 180/110 mmHg Febre maior que 38 graus há mais de 48 horas; Retenção urinária em pacientes idosos. Diarreia; Luxações, fraturas, Torções, Estiramentos ou dores nas articulações por trauma, queimaduras leves a moderadas ou cortes profundos sem hemorragia intensa; Dor de cabeça forte sem alteração da consciência.

     



  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    Pacientes Encaminhados

     

    Ter prescrição medica

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Tempo Máximo: 30 minutos

    Informações:

    O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.


  • Etapas para a realização
    1. Atendimento

    Recepção

     O paciente ou acompanhante faz a ficha de atendimento dando dados de identificação onde se registra e encaminhado para Classificação de atendimento.

    Acolhimento

    O paciente é avaliado por um enfermeiro identificando e classificando o grau de risco, vulnerabilidade e sofrimento de modo a estabelecer a ordem de prioridade e o tempo limite para o atendimento médico, utilizando-se de protocolo seguro. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, etc.

     Após essa avalição inicial, o paciente recebe uma pulseira de identificação hospitalar com a correspondente ao seu quadro e segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, o qual visa determinar a prioridade clinica do paciente.

    Atendimento Médico

    O paciente é encaminhado após classificação de risco para atendimento médico;

    O medico atende o paciente avalia e encaminha para procedimentos necessários, como verificação sinais vitais   exames, fazer medicação, internar conforme ao quadro clinico do paciente.

    Documentos necessários

    Prontuário Medico Carteira de identidade, Cartão sus CPF , Comprovante de residência.

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Regional da Mata BR 104 UNIÃO DOS PALMARES, CEP 57.800-000 ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br Telefones: (82) 3281 9300


  • Onde é realizado?

    Hospital Regional da Mata

    ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br

    82 3281 9300


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

     

    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: