Atendimento de urgências para pacientes que correm risco de morte e necessitam de uma intervenção cirúrgica imediata.
Entre
os casos que podem precisar de uma cirurgia de urgência, estão apendicite,
hemorragias internas e digestivas, úlceras supuradas, cólica biliar,
peritonite, obstrução intestinal aguda e infarto intestinal (quando as alças
intestinais não recebem mais a circulação arterial ou venosa).
Os
sintomas mais comuns são dores agudas e inchaço na região do abdomen. Nesses
casos de urgência, o paciente deve ser encaminhado ao pronto-socorro de uma das
unidades de atendimento listadas abaixo. Assim que o paciente chega, passa pelo
serviço de triagem, que verifica se há realmente risco de morte. Havendo o
risco, o paciente é levado imediatamente para o bloco cirúrgico.
Para
os casos em que não há o risco de morte, o paciente é medicado e encaminhado
pelo próprio atendimento do hospital, através de uma central de leitos. Através
da central, ele será realocado para uma enfermaria ou para outro hospital, que
poderá operá-lo posteriormente, conforme o diagnóstico.
Em
casos de urgência, as vítimas podem utilizar o serviço de resgate por meio do
Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(SAMU), através do número 192.
Cidadão;
Comprovante de identificação, podendo ser: identidade, carteira do ministério de trabalho, carteira de motorista,
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
Informações:
imediato
Cidadão necessita atendimento cirúrgico de emergência com risco de morte
. Realizar procedimento
.1 - Apresentar documento de identificação pessoal na Recepção do Hospital.
.2 - Identificar-se no setor Arquivo Médico para abertura do prontuário e apresentar documentos (RG, CPF, Cartão SUS, Autorização e Guia de Agendamento).
.3 - Apresentar documentos na Recepção do Serviço (RG, Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação).
.4 - O paciente será atendido na recepção, encaminhado ao serviço de enfermagem para triagem e posteriormente encaminhado ao atendimento médico.
35 - O paciente será avaliado e encaminhado pelo médico responsável para a realização dos procedimentos necessários, para realizar a cirurgia exames prévios, fazer uso de medicação, internamento (conforme a necessidade do paciente).Assim que o paciente chega, passa pelo serviço de triagem, que verifica a emergência do paciente para atendimento . Havendo o risco de morte , o paciente é levado imediatamente para o bloco cirúrgico.
- RG / Comprovante de identificação - Cartão SUS (CADSUS) - CPF - Autorização emitida pela Central de Regulação - Guia de Encaminhamento do SISREG
PRESENCIAL: Hospital Regional da Mata BR 104 União dos Palmares, CEP 57.800-000 ouvidoria.hrm@saude.al.gov.br Telefones: (82) 3281 9300
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço não tem custos para o solicitante