Atendimento de urgências para pacientes que correm risco de morte e necessitam de uma intervenção cirúrgica imediata.
Entre os casos que podem precisar de uma cirurgia de urgência, estão apendicite, hemorragias internas e digestivas, úlceras supuradas, cólica biliar, peritonite, obstrução intestinal aguda e infarto intestinal (quando as alças intestinais não recebem mais a circulação arterial ou venosa).
Os sintomas mais comuns são dores agudas e inchaço na região do abdomen. Nesses casos de urgência, o paciente deve ser encaminhado ao pronto-socorro de uma das unidades de atendimento listadas abaixo. Assim que o paciente chega, passa pelo serviço de triagem, que verifica se há realmente risco de morte. Havendo o risco, o paciente é levado imediatamente para o bloco cirúrgico.
Para os casos em que não há o risco de morte, o paciente é medicado e encaminhado pelo próprio atendimento do hospital, através de uma central de leitos. Através da central, ele será realocado para uma enfermaria ou para outro hospital, que poderá operá-lo posteriormente, conforme o diagnóstico.
Em casos de urgência, as vítimas podem utilizar o serviço de resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do número 192.
Cidadão /Pacientes em atendimento;
Atendimento urgência e emergência:
Pacientes em atendimento na unidade hospitalar Ter prontuário do paciente e solicitação medica para realização do procedimento.
Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br
Informações:
O tempo estimado para realização do serviço médico de urgência e emergência é bastante relativo, pois o paciente será classificado em função do seu quadro de saúde, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
1. Atendimento de urgência cirúrgica
Assim que o paciente chega, passa pelo serviço de triagem, que verifica a emergencia do paciente para atendimento . Havendo o risco de morte , o paciente é levado imediatamente para o bloco cirúrgico.
- RG / Comprovante de identificação
Cartão SUS
Prescrição medica para realização do serviço.
Prontuário de atendimento na Unidade
- Autorização interna da unidade de saúde
PRESENCIAL: Hospital Regional do Norte Rua Alto da Forca s/n, Bairro Mangazala, Rodovia AL105 CEP 57900.000 gerenteadm.hrn@gmail.com Telefones: 82 3218 8700
Requisitos necessários para o solicitante
1- Ser paciente atendido na unidade hospitalar
2- ter prontuário medico
3-ter prescrição médica solicitando o serviço
Este é um serviço atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
• O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:\n• Urbanidade;\n• Respeito;\n• Acessibilidade;\n• Cortesia;\n• Presunção da boa-fé do usuário;\n• Igualdade;\n• Eficiência;\n• Segurança; e\n• Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.
• O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
• Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000
-Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de saúde da Rede Estadual de Saúde onde foi realizado o serviço.
Este serviço não tem custos para o solicitante