Exames Clínicos (Hospital Metropolitano de Alagoas)

  • O que é?

    Descrição (O que é?)

    O laboratório de análises clínicas é um espaço onde são realizados exames clínicos através

    diversos materiais biológicos com o objetivo de verificar o estado de saúde de um paciente ou

    investigar doenças

    A análise é feita através do estudo a partir da coleta de material biológico e são capazes de

    detectar moléculas microscópicas e agentes infecciosos nesses tecidos corporais, como

    proteínas, enzimas, DNA, RNA, protozoários, bactérias e vírus, como sangue, urina, fezes,

    saliva, esperma, cabelo, fragmentos de tecido, líquido sinovial, pleural, e líquido

    cefalorraquidiano (presente no cérebro e na coluna vertebral).

    Esses laboratórios possuem setores específicos para analisar as necessidades de cada exame.

    Alguns exemplos mais encontrados são:

    - Bioquímica: ciência e tecnologia que estuda e aplica a química da vida e os processos químicos

    que ocorrem nos organismos vivos;

    - Imunologia: ramo da biologia que estuda o sistema imunitário de todos os organismos;

    - Hematologia: ramo da biologia e especialidade clínica que estuda o sangue dos demais animais

    com sistema circulatório fechado;

    - Microbiologia: ramo e especialidade da biologia que estuda os microrganismos, incluindo

    eucariontes unicelulares e procariontes, como bactérias, fungos e vírus;

    - Parasitologia: especialidade da biologia que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e as

    relações entre eles.


    Os exames mais comuns realizados nos laboratórios de análises clínicas

    - Hemograma;

    - Glicose, colesterol, triglicerídeos, função hepática, renal e cardíaca;

    - Urocultura e swab orofaringe;

    - Exame parasitológico de fezes;

    - Hormônios;

    - Sorologia e imunologia;

    - Urinálise.


  • Quem pode realizar?

    Cidadão /Pacientes em atendimento;

    Requerimentos

    O atendimento será referenciado, ou seja, por meio de agendamento prévio na Central de Regulação.

    Para isso, o cidadão precisa possuir prontuário médico e prescrição médica solicitando o serviço.

    Mais Informações

    Para maiores informações contacte Secretaria de Estado da Saúde por telefone (82) 3315-1103/1104/1105 ou por email sesau@saude.al.gov.br


  • Tempo estimado

    Informações:

    Central de Regulação Estadual organiza Conforme vaga disponível para agendamento, obedecendo à

    ordem cronológica de marcação e a complexidade do caso.


  • Etapas para a realização
    1. 1. Realizar

    1. Realizar procedimento

    Atendimento para pacientes internados na unidade. O agendamento será realizado mediante solicitação

    médica carimbada solicitando o encaminhamento interno.

    - O paciente terá as amostras biológicas recolhidas por um profissional habilitado que vai

    manipular e armazenar adequadamente o material coletado. Em seguidas as amostras serão

    encaminhadas para setores específicos, conforme o composto bioquímico ou suspeita clínica

    que se pretende investigar.

    Documentos necessários

    - RG / Comprovante de identificação

    . Cartão de identificação do SUS

    CPF

    Prescrição medica para realização de consulta

    comprovante de endereço

    - Autorização interna do hospital

    Canais de atendimento

    PRESENCIAL: Hospital Metropolitano de Alagoas Av. Menino Marcelo ,Cidade Universitária Maceió - AL, 57083-410 direcaogeral@gmail.com (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Onde é realizado?

    Hospital Metropolitano de Alagoas

    direcaogeral@gmail.com

    (82) 3337-9600 / 3337-9601


  • Outras informações
    Orgão Responsável: SESAU - Secretaria de Estado da Saúde

    Acesso

    O Hospital Metropolitano de Alagoas é um hospital de porta fechada, que não possui setor de urgência e

    emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais

    da Rede e Municípios através da Regulação Estadual (SISREG).


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento:

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado

    nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário;

    Igualdade; Eficiência; Segurança e Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de

    atendimento.

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento

    presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao

    serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário:

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a


    60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme

    estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    [Para mais informações entrar em contato através do telefone, e-mail ou comparecer nas Unidades de

    Saúde da Rede Estadual de Saúde onde será realizado o serviço].

    Este serviço não tem custos para o solicitante


  • Avaliar Serviço
    Nota: